Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva e frio no Sul do Brasil

23/04/2010 às 07:21
por Josélia Pegorim

Paraná

As áreas de instabilidade de uma frente fria continuam sobre o Paraná e nuvens muito carregadas ainda estão espalhadas pelo Estado. Durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, choveu em quase todo o Estado. A chuva caiu forte em Curitiba, que amanheceu esta sexta-feira com chuva fraca. Em Planalto, no sudoeste do Paraná, foram acumulados 32 mm entre 22 horas de ontem e 5 horas de hoje. Uma rajada de vento chegou aos 63 km/h. Em Dois Vizinhos, na mesma região do Estado, foram 53,2 mm de chuva no mesmo período. Porém, 36 mm caíram em apenas 1 hora, o que indica uma chuva bastante forte.
Todo o Estado do Paraná deve permanecer em alerta no decorrer desta sexta-feira pois o tempo vai seguir muito instável, com risco de chuvas volumosas e fortes, em todas as áreas paranaenses. Há risco de rajadas de vento que podem superar os 70 km/h. Ontem, a região de Palmas e de Pato Branco, no sul do Estado, acumularam em torno de 140 milímetros de chuva, do início da madrugada até o início da tarde. São volumes extremamente elevados e suficientes para causar alagamentos problemáticos e a rápida elevação de córregos e rios pouco profundos. A chuva e o ar polar que começa a entrar no Estado causam queda de temperatura. A sensação de frio hoje ainda não será muito grande, mas amanhã, a temperatura deve ficar baixa o dia todo.

Santa Catarina

 
Em Santa Catarina, choveu muito ontem e hoje o tempo ainda amanheceu chuvoso em praticamente todo o Estado, mas em geral com chuva de fraca a moderada intensidade. Localidades do oeste catarinense foram as que receberam a maior quantidade de chuva, com volumes até acima dos 100 milímetros. A capital, Florianópolis, amanheceu nublada e ainda terá chuva no decorrer do dia, mas sem risco de temporal. Porém, pode ventar com moderada a forte intensidade, um vento frio causado pela  nova massa de ar polar que está avançando sobre o Sul do Brasil. A temperatura está em declínio em toda a Regiã Sul e os catarinenses vão sentir mais frio amanhã.
 

Frio polar avança sobre o Rio Grande do Sul

 
A temperatura despencou de ontem para hoje na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com a entrada do ar frio polar. A queda foi 6 graus, em média. Segundo as medições do Inmet, às 6 horas, a temperatura em Bagé era de 8,8C. Ontem, a esta hora, o termômetro marcava 17,1C. Em Uruguaiana, a temperatura caiu de 18,8C (6 horas ontem) para 12C hoje. Em Jaguarão, às 6 horas, a temperatura era de 10,5C e ontem, a esta hora, fazia 15,7C. Em Santana do Livramento, a temperatura às 6 horas de hoje era de 9,3C e ontem, no mesmo horário,o termômetro marcava 16,3C.
A sexta-feira amanheceu com predomínio de céu nublado no Rio Grande do Sul, mas pouca chuva. O sol já aparecia nas localidades próximas da fronteira com o Uruguai, onde o frio é mais intenso e vai persistir o dia todo. Em Porto Alegre, a sexta-feira amanheceu chuvosa e com temperatura em torno dos 17C. Mas com a chuva e o vento frio soprando por todo o Rio Grande do Sul, os termômetros não terão muita elevação no decorrer do dia e a sensação de frio vai aumentando durante a tarde e noite