Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva e ventania no Sul

29/01/2015 às 09:35
por César Soares

A chegada da frente fria trouxe temporais para a Região Sul do país entre a noite da quarta-feira (28) e ainda acarreta em chuva na quinta-feira (29). Com a chegada de umidade em uma atmosfera bastante aquecida, grandes nuvens foram formadas e elas provocaram ventania com rajadas de vento que chegaram a passar dos 60 km/h em áreas do Rio Grande do Sul.

Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) o acumulado de chuva entre 9h da manhã da quarta-feira (28) e 9h da manhã da quinta-feira (29)  em Santiago-RS chegou aos 46,2mm, Nova Fátima-PR o volume chegou aos 54,2mm no mesmo horário.

A ventania também foi destaque na Região com rajadas de vento que chegaram aos 92 km/h no Morro da Igreja-SC, na estação do Canguçu-RS as rajadas chegaram aos 63 km/h e no Chuí-RS aos 60 km/h.

Ainda há o risco de novos temporais ao longo da tarde e da noite da quinta-feira, áreas do Noroeste, Norte e Serra Gaúcha, além de todo o Estado de Santa Catarina e do Paraná devem ser as mais atingidas pela chuva.

Chuva enfraquece ao longo do fim de semana

Com o afastamento da frente fria em direção ao Sudeste a tendência é de que as pancadas de chuva percam força sobre a Região Sul. Na sexta-feira (30) o Rio Grande do Sul já tem o predomínio de sol com algumas nuvens, e as chances de chuva diminuem bastante. Com a entrada de um pouco de ar polar e a pouca nebulosidade ao longo da noite e madrugada, a temperatura mínima cai um pouco. Ao longo do fim de semana o sol aparece forte e as temperaturas sobem em toda a Região, a umidade ainda está presente no ar e favorece o desenvolvimento de grandes nuvens que provocam rápidas pancadas entre a tarde e a noite. Há o risco de chuva forte.