Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva em Minas Gerais

22/01/2015 às 09:59
por César Soares

A chuva também chegou ao Estado de Minas Gerais. Após aproximadamente um mês sem chuva, as pancadas vieram com forte intensidade e também acompanhada por granizo.

A umidade que conseguiu avançar para as áreas de Belo Horizonte encontraram uma atmosfera bastante aquecida, segundo informações da estação convencional do INMET, Belo Horizonte teve um recorde de maior temperatura máxima do ano com registro de 33,9°C, o que favoreceu a formação de grandes nuvens de temporal. Segundo informações dos internautas, até mesmo a ocorrência de granizo foi observada.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço das nuvens carregadas para áreas do centro-sul mineiro.

Com o afastamento do bloqueio atmosférico proporcionado pela presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), as instabilidades consegue provocar chuva em áreas do centro-sul mineiro. O noroeste e norte do Estado ainda continuam com uma condição atmosférica que não favorece a formação de muitas nuvens, há o risco de rápidas pancadas de chuva isoladas a partir da tarde da quinta-feira (22). No Vale do Jequitinhonha não há previsão de chuva e o sol brilha forte.

Mais chuva e queda de temperatura

A presença da baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo também vai favorecer a formação de nuvens de chuva sobre o Estado de Minas Gerais. Com o afastamento do bloqueio atmosférico, o  vento muda de direção e passa a transportar o ar vindo de sul que é mais frio. A tendência é de queda de temperatura ao longo do fim de semana.

Mesmo com a queda na temperatura, o ar ainda fica abafado o que pode provocar pancadas de chuva forte especialmente entre a tarde e a noite.

Veja mais em: Recorde de calor em BH