Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Salvador: chuva diminui, mas deslizamentos continuam

25/05/2015 às 15:39
por César Soares

Mesmo com o enfraquecimento da chuva sobre a região de Salvador, os deslizamentos de terra continuam. O solo continua bastante úmido o que favorece a ocorrência de mais desabamentos mesmo com menos chuva.

Segundo informações da defesa civil, no boletim das 15h10 eram registradas um total de 150 ocorrências, das quais 33 são de deslizamentos de terra, 4 de desabamento parcial e 38 ameaças de desabamentos.

A borda da alta pressão atmosférica foi uma das responsáveis pela manutenção da chuva sobre a capital baiana, antes disso a presença de uma frente fria foi a responsável pelo grande acúmulo de chuva. O acumulado de chuva entre os dias 1 e 24 de maio chegaram aos 618,6mm que representa 90% acima da média climatológica, ou seja aproximadamente o dobro.

Na segunda-feira (25) a presença de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis Atmosféricos (VCAN) ainda é capaz de trazer algumas pancadas de chuva, mas não com os volumes acumulados tão elevados quanto os registrados na última semana.

Até mesmo Aracaju/SE chegou a registrar volumes de 101,5mm em 24 horas no domingo (25).

Chuva continua enfraquecendo até o fim da semana

As pancadas de chuva ainda vão ocorrer até a quinta-feira (28), mas os volumes acumulados não devem ser tão elevados. A atmosfera volta a secar na sexta-feira (29), ou seja, a previsão é de muito sol, calor e não há o risco de chuva.

publicidade
publicidade

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

32°
max

0mm / 0%

Salvador - BA

24°
min

30°
max

10mm / 60%