Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais calor e pancadas de chuva na Grande SP

23/02/2015 às 16:46
por Josélia Pegorim

Atualizado às 09h20 de 24/02/2015

A terça-feira começou com poucas nuvens na cidade de São Paulo e a temperatura subiu rápido. Às 9h da manhã a temperatura já estava em 26°C no aeroporto de Congonhas, 2°C acima da temperatura registrada na segunda-feira no mesmo horário. As máximas também serão maiores ao longo da tarde.

A imagem do satélite meteorológico mostram a presença de poucas nuvens sobre a Região Metropolitana paulista e a tendência com o aquecimento associado com a umidade é de que pancadas de chuva ocorram entre a tarde a a noite. Há o risco de chuva forte de forma pontual.

Mais calor A Grande São Paulo vai esquentar um pouco mais nesta terça-feira. Os termômetros alcançaram marcas entre 30°C e 32°C na tarde desta segunda-feira e este calor deve se repetir nesta terça-feira. Mas deve esquentar um pouco mais na quarta-feira, véspera da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Para esta terça-feira há previsão de novas pancadas de chuva, mas por causa do calor. As nuvens carregadas voltam a se formar no decorrer da tarde e as pancadas de chuva com raios devem ocorrer no fim da tarde e no início da noite, mas a chuva que ocorrer ainda será em pequenas áreas. Calor e pouca chuva em SP Apesar do aumento do calor, as  pancadas de chuva ainda serão escassas nesta terça-feira sobre o Estado de São Paulo. A intensificação de uma massa de ar seco no fim de semana reduziu as condições para chuva.  Mas esta situação logo vai mudar. A semana está começando quente e também deve terminar abafada. As condições para pancadas de chuva vão aumentar a partir da quinta-feira com a chegada de uma nova frente fria ao litoral paulista.   Granizo na capital As áreas de instabilidade que passaram sobre a Grande São Paulo na segunda-feira provocara fortes pancadas de chuva em vários locais da capital e na parte oeste da Grande São Paulo. A chuva não foi generalizada, mas até 18h30 havia deixado dois pontos de alagamento  nas zonas oeste e sul da capital, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, CGE. Os dois já estavam inativos. As áreas de chuva se dissiparam no início da noite de segunda-feira.   Chuva forte e granizo Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre a Grande São Paulo provocando chuva forte e com queda de granizo. Por volta das 16h20, os radares Climatempo-USP detectavam sinais de muita chuva sobre toda a região entre Santana de Parnaíba, Itapevi, Taboão da Serra, nas áreas centrais e a sudoeste da capital paulista e também sobre Jandira e Barueri. Na região da Climatempo, entre os bairros de Vila Mariana e Paraíso, a chuva caía forte e com pequenos granizos que também foram observados em outros locais como no Itaim Bibi.  O CGE recebeu informação de granizo também no Morumbi e no município de Embu.     Acompanhe a situação do Sistema Cantareira São Paulo não poderá contar com caminhões-pipa se houver rodízio Dê seu depoimento na campanha BR: vida sem água Reuso da água pode trazer economia de até 30%