Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte e rajadas de vento no Mato Grosso do Sul

11/07/2015 às 10:57
por Luiz Gozzo

O sábado começou com tempo bastante instável sobre o Mato Grosso do Sul. A formação de áreas de instabilidade na região do Paraguai e o seu deslocamento para leste aumentaram a força dos ventos que sopram de norte-noroeste, trazendo mais umidade da região Amazônica e alimentando nuvens carregadas sobre o estado sul-matogrossense. Desde a madrugada de sábado chove com trovoadas na região de Campo Grande, e foram registradas rajadas de vento de até 85 km/h, por volta das 9 horas da manhã (horário de Brasília).

 

Estas áreas de instabilidade irão se manter sobre o sul do Mato Grosso do Sul ao longo dos próximos dias, bloqueadas pela forte massa de ar seco que impede o seu deslocamento. O resultado disso serão chuvas de até forte intensidade e grandes volumes acumulados na região. Entre as 22 horas de ontem e as 10h da manhã de hoje (horário de Brasília), choveu 100,8 mm na cidade de Ponta Porã.

 

A figura abaixo mostra a previsão de chuva acumulada nos próximos 5 dias.  Deve chover acima de 100 mm nos próximos dias no sul do Mato Grosso do Sul, e o oeste do Paraná deve chegar a acumulados acima de 150 mm, com risco de temporais.