Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Quarta-feira terá mais temporais na Grande SP

27/01/2015 às 20:47
por Josélia Pegorim

Atualizado às 09h25 de 28/01/2015

A chuva veio com força em diversas áreas de São Paulo ao longo da noite de terça-feira (27) e madrugada da quarta-feira (28). Os volumes acumulados de chuva acarretaram em alagamentos e até um muro do Parque São Jorge caiu devido a intensidade das pancadas, segundo informações das agências de notícias.

 

As condições do tempo nesta quarta-feira na região da Grande São Paulo devem ser parecidas com as que predominaram na terça-feira. Mesmo com a presença de nuvens, o sol e o tempo seco predominam pela manhã e no começo da tarde. O calor forma nuvens carregadas que trazem mais pancadas de chuva e raios para a tarde e noite. Há risco de chuva forte.

A temperatura sobe rápido e devem passar dos 30°C à tarde. A sensação de calor já predomina pela manhã. O calor só diminui no fim da semana com a chegada de uma frente fria que vai deixar o tempo ais instável. Esta frente fria chega a São Paulo na quinta-feira . Fortes áreas de instabilidade devem se formar sobre o Estado de São Paulo entre a tarde de quinta-feira e o domingo causando temporais em diversas cidades. A chuva deve ser forte também sobre os reservatórios para abastecimento da Grande São Paulo.

O mapa mostra a projeção da chuva para a Região Sudeste até o fim do mês. A chuva mais volumosa é indica em tons de verde.

Chuva alaga São Paulo na noite de 27/1/2015

A chuva caiu forte nas zonas sudoeste, sul e sudeste da capital paulista na noite desta terça-feira causando alagamentos. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) às 21h55 haviam 7 pontos alagados nestas regiões, sendo 6 intransitáveis. Até 21h50, o SAISP – Sistema de Alerta e Inundações de SP registrava os maiores volumes de chuva na região do córrego Águas Espraiadas,  variando entre 32,0 mm e 57,6 mm.

A chuva intensa na região do Ipiranga causou o extravasamento do córrego Ipiranga na altura da rua General Chagas Santos.

Por volta das 20h30, os radares meteorológicos Climatempo-USP detectavam as áreas de chuva nesta noite principalmente nas zonas central, sul e sudoeste da capital paulista. Fortes trovoadas eram ouvidas na região da Climatempo, que fica na região entre os bairros Paraíso e Vila Mariana, mas a chuva caía fraca. O aeroporto de Congonhas, na sul, registrava chuva forte às 20h37.

    As condições para chuva, e temporais, aumentam a partir da tarde de quinta-feira com a chegada de uma frente fria.   Sem ZCAS e sem ZCIT : entenda porque o verão de 2015 tem menos chuva O que provocou a nevasca fenomenal no leste dos Estados Unidos?