Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte no Sul do Brasil

31/08/2014 às 09:35
por Aline Tochio

Novas áreas de instabilidade se desenvolveram na noite deste sábado entre Argentina e Paraguai e durante a madrugada deste domingo avançaram para o Sul do Brasil. A Climatempo já vinha alertando para o risco de temporais na Região. Segundo medições das estações automáticas do INMET, a chuva acumulou 57 milímetros na cidade de Canela, serra gaúcha, entre 21 horas de sábado (30) e 09 horas deste domingo. No mesmo período, choveu entre 40 e 50 milímetros entre várias cidades do norte gaúcho e do sul catarinense. A imagem abaixo é do radar meteorológico do Morro da Igreja, em Santa Catarina, operado pela aeronáutica. Ele mostra áreas de chuva forte entre o norte do RS e o Estado de SC às 05h55 da manhã deste domingo.

Por volta das 09 horas a chuva já atingia áreas do Vale do Itajaí e do oeste do Paraná. Ao longo deste domingo ainda há risco de temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Nesta segunda-feira a chuva diminui na Região. Apenas o Paraná é que ainda recebe pancadas de chuva, mas que acontecem de forma mais isolada. No entanto, já na terça-feira 02, novas áreas de instabilidade avançam para o Sul e voltam a provocar temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no norte, sul e leste do Paraná. Essa chuva é volumosa e pode trazer problemas como alagamentos e transbordamentos de rios. O mapa abaixo mostra a quantidade de chuva esperada para os primeiros dias de setembro.