Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nuvens carregadas na costa leste do Nordeste

26/06/2014 às 21:51
por Josélia Pegorim

A última semana de junho está sendo marcada por eventos de chuva forte na costa leste do Nordeste que causaram muitos transtornos em várias capitais. Na segunda-feira, 23 de junho, choveu muito na região de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Entre 23 e 24 de junho a chuva foi volumosa sobre João Pessoa, capital da Paraíba, e choveu de forma moderada na região de Recife, capital de Pernambuco. Nesta quinta-feira, 26 de junho, a chuva caiu com muita força sobre Recife e também Salvador, capital da Bahia, deixando as duas cidades em grandes alagamentos. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 86 mm sobre Salvador entre 9 horas e 13 horas desta quinta-feira. Em Recife choveu 86 mm entre 5 horas e 11 horas. Considerando o período de 24 horas (entre 19 horas do dia 25 e 19h de 26 de junho), choveu 111,8 mm sobre Salvador e 108,2 mm sobre Recife. Nos dois casos, as quantidades de chuva são extremamente elevadas.

As imagens de satélite mostram que as áreas de instabilidade na costa leste do Nordeste enfraqueceram, mas ao mesmo tempo se espalharam entre o RIO Grande do Norte e Sergipe. Embora mais fracas, estas áreas de instabilidade ainda crescem também no litoral da Bahia.

   

A situação é de atenção (veja alerta no site). Apesar do enfraquecimento, estas áreas de instabilidade ainda vão provocar chuvas frequentes na costa leste do Nordeste nesta sexta-feira. Há risco de chuva moderada a forte em alguns momentos. O fim de semana ainda será de atenção para chuvas frequentes que podem causar problemas.

Veja quanto já choveu este mês em cada capital do Nordeste

Leia também

Salvador debaixo d´água

Climatempo News entrevista secretário da Defesa Civil de Recife

Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe! Clique o tempo na Copa: #temponojogo