Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva intensa já se afastou da Grande São Paulo

26/09/2014 às 11:51
por Josélia Pegorim

Atualizado às 16h45 em 26/09/2014

A chuva caiu forte em várias áreas da Grande São Paulo nesta tarde. Uma forte linha de instabilidade (conjunto organizado de nuvens Cumulonimbus (Cb), nuvens que podem provocar temporais) veio do Sul do Estado de São Paulo e passou sobre a região de Sorocaba, Grande São Paulo e Baixada Santista. Chuva forte veio com raios e vento forte  e também causou alguns alagamentos na cidade de São Paulo.

Até 16h10, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências - havia registrado  três pontos de alagamentos, mas todos transitáveis, e dois ainda estavam ativos por volta das 16h40

As imagens dos radares meteorológicos das 16h30 mostravam que a chuva intensa já havia se afastado da Grande São Paulo.

Grandes volumes de chuva

Choveu forte em várias áreas da Grande São Paulo. Abaixo, os maiores volumes registrados pelo SAISP - Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo.

61,4 mm em Salesópolis (barragem de ponte nova)
45,8 mm em Biritiba Mirim
59,2 mm em Mogi das Cruze
33 mm em Mauá
30 mm em São Bernardo do Campo
11 mm em 1h na automatica do Mirante
Até as 16h, 11,4 mm na medição do automática do Inmet

Por volta das 11h, o radar meteorológico de São Roque - operado pela Aeronáutica - detectava áreas de chuva forte (manchas vermelhas) passando pelo extremo sul da capital paulista, região de Parelheiros, e já atingindo também parte da Baixada Santista. Outras áreas com chuva forte já estavam próximas de São Roque com tendência a avançar para a Grande São Paulo nas próximas horas.

O radar também detectava uma área de chuva forte, no sul do Estado de São Paulo. Esta instabilidade também tende a se deslocar para a Grande São Paulo e para a Baixada Santista nas próximas horas.

Risco de chuva forte

As nuvens carregadas são de áreas de instabilidade associadas a uma nova frente fria que avança do Sul para São Paulo. As pancadas de chuva devem ocorrer na tarde e noite desta sexta-feira em todas as regiões paulistas. Há risco de chuva e vento forte.

 

Fim de semana

A nova frente fria que chega sexta-feira ao litoral  paulista influencia o Estado em parte do sábado, enquanto se afasta em alto-mar. Mas as nuvens carregadas crescem e provocam mais pancadas de chuva. Há risco de fortes pancadas de chuva no fim de semana, mas o tempo não fica chuvoso. O sol aparece entre muitas  nuvens. Não há previsão de frio.

Outra frente fria está prevista para chegar ao litoral de São Paulo na segunda-feira, 29 de setembro.

O mapa mostra o volume de chuva estimado para a Região Sudeste até o dia 1 de outubro. A maior quantidade de chuva acumulada será sobre o centro-oeste e sul de São Paulo.

Seca em SP ainda está muito longe de acabar, apesar do retorno gradual da chuva. Poluição mata 35 pessoas por dia em São Paulo