Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Novos temporais atingem o Sul do Brasil

01/01/2015 às 09:49
por Aline Tochio

Atualizado às 16h de 01/01/2015

Áreas de instabilidade que se formaram no Paraguai avançaram para o Sul do Brasil nesta quinta-feira. Nuvens carregadas já provocaram temporais pela manhã no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Nas últimas 24 horas (entre 15h do dia 31 e 15 horas do dia 01), o INMET registrou 96 milímetros em São Luís Gonzaga, 88 milímetros em Santa Rosa, 84 milímetros em Santo Augusto e 76 milímetros em Erechim, todas cidades do norte e oeste gaúchos. A imagem de satélite abaixo mostra as nuvens pesadas em tons vermelhos e brancos.

 

A chuva tem acontecido com frequência na região Sul nos últimos dias devido ao avanço dessas instabilidades. Na maioria das vezes, essas nuvens pesadas são formadas por áreas de baixa pressão atmosférica, que apresentam uma circulação de ventos favorável à esse tipo de formação. Nos últimos dias de dezembro os acumulados de chuva chegaram a 100 milímetros em áreas do Sul do País.

A tendência é que a chuva diminua no Rio Grande do Sul a partir de sábado, mas Santa Catarina e Paraná ainda recebem pancadas de chuva até o começo da próxima semana, e até com risco de temporais. Confira abaixo o volume de chuva acumulada prevista para os próximos 5 dias.