Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva no BR nas últimas semanas de verão

04/03/2015 às 16:47
por César Soares

O verão chega ao fim no dia 20 de março às 19h45, no horário de Brasília. Como será a distribuição de chuva nos últimos momentos da estação chuvosa?

Os próximos 15 dias mostram bastante chuva em áreas do Sudeste, Centro Oeste, litoral norte do Nordeste e na Região Norte. Os tons em verde indicam acumulados de chuva que podem chegar aos 150mm acumulados.

Áreas do centro-leste da Bahia, de Aracaju, Sergipe, Rio Grande do Sul e centro-leste de Santa Catarina terão pouca chuva registrada ao longo do período. Mas a chuva que ocorre nas demais áreas também não ocorre durante todo o período.Até o dia 9 de março a tendência é de bastante chuva sobre o Estado de São Paulo, Paraná, centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde os volumes podem alcançar os 150mm. Os volumes de chuva não serão tão elevados em áreas da Bahia,, Alagoas e Sergipe onde os volumes acumulados dificilmente chegam aos 30mm.

Os volumes de chuva sobre a Região Sul diminuem muito até o dia 14 de março, especialmente sobre o Estado do Rio Grande do Sul. O oeste paulista também já começa a ter uma condição de pouca chuva. Toda a faixa leste e litoral norte do Nordeste dificilmente terão acumulados de chuva que cheguem aos 30mm, o que mostra uma ausência de sistemas grandes que organizem instabilidades, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ou os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).

O grande problema dos relação à chuva fica por conta da última semana de verão, a tendência é de um início de semana com pouca chuva na maior parte do Sudeste, onde os volumes de chuva ficam na casa dos 30mm na maior parte da Região. Vale do Ribeira e do Paraíba em São Paulo ainda terão mais chuva. Nestas áreas os volumes podem alcançar os 70mm.

Áreas do Centro-Oeste e do Sul também terão uma redução no volume de chuva. Confira a previsão de chuva completa para os próximos 15 dias com o meteorologista César Soares no Climatempo News! Veja no vídeo abaixo!