Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva se aproxima da Região Sul

11/11/2014 às 10:25
por César Soares

Depois de uma segunda-feira (10) com muito sol e tempo firme, áreas de instabilidade vindas do Paraguai e do norte da Argentina já começam a provocar pancadas de chuva sobre o oeste da Região Sul do Brasil.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço da nebulosidade nos tons em verde, azul e branco. As áreas em branco e azul indicam nuvens muito grandes que são capazes de provocar chuva forte e também raios.

O radar meteorológico também mostra a chegada de chuva com intensidade entre fraca a moderada. no noroeste gaúcho.

Ao longo da terça-feira a previsão é de chuva em todo o oeste da Região Sul. Áreas como a Campanha gaúcha, Fronteira Oeste, sul do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e do Paraná devem ter chuva principalmente ao longo da tarde que pode vir com forte intensidade. Os próximos dias também serão marcados pela chuva nesta área.

Mais chuva para a Região Sul

A formação de uma frente fria vai organizar as áreas de instabilidade sobre a Região Sul. Na quarta-feira (12) já há previsão de chuva na maior parte dos Estados, somente na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná que o tempo ainda segue firme com muito sol e sem risco de chuva. Nas áreas em que há a previsão de chuva, as pancadas devem ocorrer principalmente pelo período da tarde. Somente no oeste do Paraná que a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai deixar o tempo instável e o céu carregado de nuvens desde a manhã, com a chuva acontecendo a qualquer momento.

A presença da frente fria e de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina vai trazer mais chuva para o centro-norte do Rio Grande do Sul e no Estado catarinense, na quinta-feira (13). Há o risco de chuva forte. No centro-sul gaúcho a nebulosidade aumenta, mas não há previsão de chuva. O sol também já volta a aparecer ao longo do dia.