Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva vai aumentar sobre SC e PR

26/06/2014 às 17:43
por Josélia Pegorim

A população da Região Sul do Brasil não vai esquecer junho de 2014. Talvez mais do que a Copa do Mundo no Brasil, os problemas causados pela chuvarada de junho serão lembrados por muito mais tempo.

A chuva voltou cair forte e volumosa nesta última semana de junho, como já havia acontecido no começo do mês. No início de junho, a chuva foi mais intensa sobre o Paraná e Santa Catarina. Mas desta vez, desde o começo da semana chove quase sem parar na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Apenas entre 16 horas de 25 de junho e 16 horas de 26 de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 108,8 mm de chuva sobre Joaçaba, no centro-oeste de Santa Catarina. No mesmo período, Santo Augusto, no Rio Grande do Sul, registrou 89,6 mm.

  Alerta enchente e deslizamento A preocupação a partir desta sexta-feira é de que a chuva vai aumentar também sobre o Paraná. Devido ao excesso de chuva desde o começo de junho, os solos estão encharcados e agora o risco de deslizamentos e queda de barreira é enorme. O nível de rios e barragens está muito elevado e o risco de novos transbordamentos e enchentes é alto.   Bloqueio atmosférico

A chuva volumosa desta última semana de junho no Sul do Brasil é consequência de um bloqueio atmosférico. A circulação dos ventos sobre a América do Sul está forçando a manutenção de nuvens muito carregadas sobre o Sul que provocam muita chuva.

Esta situação só vai mudar no começo da próxima semana. Até o sábado, quase todo o Sul fica debaixo de muita chuva. Durante o domingo, a instabilidade enfraquece sobre o Paraná e em parte de Santa Catarina, mas a chuva dará uma trégua ao Sul só na segunda-feira.

A previsão é que de chova mais de 150 mm até o início de julho em quase todo o Estado de Santa Catarina, no sul-sudoeste do Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul, o equivale à média normal de chuva o mês de junho em grande parte da Região.

O mapa mostra o volume de chuva que já foi acumulado sobre o Sul considerando a chuva entre os dias 1 e 25 de junho de 2014. Este outro mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) de chuva na Região Sul. Os tons de azul indicam chuva acima média. Leia também: Balanço da Defesa Civil de Santa Catarina Gosta de futebol? Acompanhe o Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe! Clique o tempo na Copa e publique nas redes sociais com a hashtag-> #temponojogo