Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ciclone tropical muito severo avança para a Índia

10/10/2013 às 21:56
por Josélia Pegorim

Um ciclone tropical muito severo se formou sobre a baía de Bengala, no oceano Índico, entre a Índia e Mianma. O sistema batizado de Phailin já provocou chuvas torrenciais nas ilhas Andaman e Nicobar, que são territórios indianos, e avança para as províncias da costa leste da Índia.

O boletim emitido pelo Departamento de Meteorologia da Índia na noite desta quinta-feira, 10 de outubro, informava que o centro (olho) do ciclone tropical estava a 625 km a sul-sudeste de Paradip, a 650 km a sudeste de Gopalpur e a 650 km a leste-sudeste de Kalingapatnam. A previsão é de que Phailin continue avançando para o território indiano e alcance a costa de Odisha na altura de Gopalpur, na noite de 12 de outubro, sábado. O ciclone tropical Phailin está com ventos sustentados de entre 190 e 200 km/h.

O serviço de meteorologia da Índia prevê " danos em casas, interrupções de energia e de telecomunicações, além de inundações eram prováveis. As operações de pesca devem ser suspensas e milhares de agricultores foram alertados para proteger o que puderem de suas colheitas de algodão e de arroz minimizar os danos.

Sobre ciclones tropicais Ciclones tropicais são sistemas de tempo severo semelhantes aos furacões e tufões, mas recebem esta denominação específica no oceano Índico. Se formam e são sustentados em águas oceânicas quentes. A baía de Bengala é uma região preferencial de formação de ciclones tropicais e o mês de outubro tem a maior frequência destes distúrbios. No ano passado houve a formação de dois ciclones tropicais: Murjan, que atuou entre 23 e 26 de outubro de 2012 e Nilam, que atuou entre 28 de outubro e 1 de novembro de 2012