Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ciclones ao redor da Austrália

12/03/2015 às 17:10
por César Soares

Nesta quinta-feira (12) uma imagem chama a atenção dos meteorologistas. A presença de diversos sistemas intensos próximos à Austrália. Na costa há a presença dos ciclones tropicais Nathan, categoria 2, e Olwyn, categoria 3, que são capazes de provocar temporais.

Segundo o serviço meteorológico australiano, Nathan tem velocidade média sustentada de 100 km/h e rajadas máximas de 140 km/h.  Ele se desloca para noroeste com uma velocidade de 4 km/h.

Olwyn já é considerado um sistema severo com ventos médios sustentados de 140 km/h e rajadas máximas de 195 km/h. Segundo o serviço meteorológico australiano o sistema se desloca para sudoeste com velocidade der 25 km/h.

Um pouco mais distantes da costa da Austrália, para leste no Pacífico Sul, é possível observar Pam, que também é considerado um ciclone tropical severo só que já se encontra na categoria 4. Suas rajadas máximas podem alcançar os 270 km/h. E há a previsão de sua intensificação ao longo dos próximas 24 horas, mas não há o risco de áreas costeiras da Austrália serem atingidas.

No Pacífico Oeste temos a presença da tempestade tropical Bavi que possui centro de pressão estimado em 992hPa, ventos médios sustentados de 72 km/h e rajadas máximas de 108 km/h. De todos os sistemas, Bavi é o mais fraco e não há previsão de enfraquecimento ao longo da semana. Segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa.

Nas imagens globais do EUMETSAT é possível ver a presença de todos os sistemas.