Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Como funciona uma estação meteorológica

15/05/2015 às 15:43
por Redação

Atualizado 11/01/2016 às 14:09

por Maria Clara Machado

Você já parou para pensar como são coletados diariamente os dados meteorológicos? As estações meteorológicas oficiais estão espalhadas pelo planeta e geram simultaneamente diversas informações do tempo que ficam disponíveis para que os meteorologistas do mundo todo possam trabalhar com elas.

Existem vários tipos de estação, como a agrometeorológica, a automática, a convencional...

São muitos aparelhos que coletam os dados do tempo. Esses dados vão compor o histórico meteorológico de uma região e são importantíssimos para o trabalho do meteorologista. Ao longo dos anos, a coleta diária vai permitir fazer comparações e analises de como está se comportando o nosso clima!

 

 

 

Em uma estação automática, as informações são transmitidas de em hora em hora para uma central de meteorologia. Na convencional, um técnico em meteorologia vai até a estação anotar manualmente cada dado, quatro vezes por dia, sempre às 00, 06, 12 e 18 UTC. (3 horas a menos do horário de Brasília).

Os instrumentos de uma estação meteorológica convencional medem a temperatura, a direção e velocidade do vento, o volume de chuva, o tempo de insolação, a umidade disponível na atmosfera, evaporação, intensidade da radiação solar, a pressão.

Na estação meteorológica convencional, o técnico também faz a observação visual das nuvens e da visibilidade. Nos horários de observação ele avalia o céu como um todo, quantifica e classifica as nuvens daquele momento. E ainda observa se está ocorrendo névoa ou nevoeiro.

O Explicando o Tempo mostra de pertinho como funciona uma estação meteorológica convencional, todos os seus aparelhos e as suas medições. Veja:

 

 

 

 

Quer saber também como se mede a chuva? Confira outros temas do Explicando o Tempo em nosso canal de vídeos!