Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Como serão as águas de março no Sudeste?

20/02/2015 às 17:05
por Josélia Pegorim

Faltando uma semana para o fim de fevereiro, a chuva supera ou está bastante próxima da média em várias áreas da Região Sudeste e também em algumas áreas de Goiás, no leste do Paraná e de Santa Catarina. No dia 20 de fevereiro, algumas regiões da Bahia também já haviam recebido mais chuva do que o normal.

Mas de forma geral, no dia 20 de fevereiro, a chuva acumulada ainda estava muito abaixo da média em grande parte do Brasil. Uma das situações mais preocupantes é a deficiência sobre o Norte e sobre o Nordeste, onde fevereiro já é um mês de chuva frequente e volumosa.

Um dos fatos surpreendentes em fevereiro é a chuva sobre o Sistema Cantareira, que está tendo o fevereiro mais chuvoso desde 2016. Segundo dados da Sabesp, em 20 dias o Cantareira acumulou 266,5 mm de chuva, sendo que a média é de 199,1 mm. Em fevereiro de 2006 choveu 283,0 mm.

O mês de março marca o fim do verão. As águas de março às vezes surpreendem, mas não é sempre que a chuva deste mês cai volumosa. Será que março de 2015 dará ao Sudeste uma chuva volumosa como fevereiro?

Confira a análise do meteorologista Alexandre Nascimento: