Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Conservação de alimentos no calor

07/02/2014 às 10:22
por Redação

Durante o verão, o cuidado com os alimentos deve ser redobrado: as altas temperaturas fazem com que problemas digestivos, como gastroenterites agudas, e infecções bacterianas aconteçam em maior frequência. Então, para evitar esse tipo de transtorno, seguir algumas recomendações ao preparar certos alimentos pode ser o suficiente.

De acordo com a gastroenterologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Debora Poli, nesta época do ano, os ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas e higienizadas adequadamente. “As carnes de todo o tipo também devem ser conservadas corretamente. Outro alimento frequentemente consumido nesta época do ano e que oferece risco são as ostras e os mariscos. É importante verificar a procedência desses alimentos, que são consumidos crus”, explica.

Com relação aos líquidos, a orientação é abusar de água pura ou de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás - mas não os preto e mate, que contêm cafeína - e também de frutas, em especial melancia e melão

Além disso, a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Sonia Liston, explica que os sintomas de uma intoxicação alimentar são rápidos e, geralmente, associados à vômitos e diarreia. Nesse caso, deve-se fazer uma dieta mais leve, com bastante oferta de líquidos para evitar a desidratação.