Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cuiabá: recorde de chuva em 24h, no mês da seca

25/08/2009 às 20:58
por Josélia Pegorim

Não
se fazem mais agostos como antigamente. Aquele que deveria ser o mês do auge da seca, será lembrado este ano como um mês de chuva: agosto de 2009 chuvoso.

Chuva recorde em Cuiabá

A chuva de agosto de 2009 merece destaque também no Centro-Oeste. A mais impressionante até agora foi a que ocorreu em Cuiabá. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 78,8 milímetros entre 9 horas de segunda e 9 horas desta terça-feira. Foi a maior quantidade de chuva registrada em Cuiabá este ano, num período de 24 horas. Foi um temporal de verão, porque praticamente toda a chuva caiu em apenas 3 horas, entre 19 e 22 horas de segunda-feira. Na região de Cuiabá, historicamente agosto é o segundo mês mais seco do ano, com média aproximada de 11 milímetros. O total acumulado no mês contabiliza 88,8 milímetros, 8 vezes mais do que o normal. Assim como em Cuiabá, a chuva foi volumosa em Poxoréu, com total de 53,4 milímetros. Em Diamantino choveu 41,8 milímetros. As pancadas de chuva que ocorrem desde a sexta-feira no Centro-Oeste acumularam quantidades muito acima da média para agosto em outras áreas de Mato Grosso e dos demais Estados da Região e vai chover mais até o fim do mês.

Agosto chuvoso em SP

O mês começou seco, com sol e até calor. Mas só pela quantidade de chuva que já foi acumulada no Estado de São Paulo depois do dia 17, agosto, o mais seco dos meses do ano, vai ser lembrado como mês chuvoso. Poucas vezes choveu tanto como nesta época, como está acontecendo este ano. Na cidade de São Paulo, o total de chuva até 9 horas do dia 25 chegava a 110 milímetros, três vezes mais do que o normal. A média de chuva em São Paulo, em agosto, é de aproximadamente 37 milímetros, a menor na escala anual. A quantidade de chuva deste agosto na capital paulista perde apenas para agosto de 1976, quando o mês fechou com 143,6 milímetros. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, entre os dias 17 e 25 de agosto choveu cerca de 110 milímetros em Catanduva. A média para este mês é de aproximadamente 27 milímetros. A região de Sorocaba acumulou quase 50 milímetros e Avaré, 80 milímetros. A quantidade de chuva que já caiu na região de São Carlos é impressionante. Foram acumulados cerca de 160 milímetros, sendo que a média é de 31 milímetros. Em Bauru, o Instituto de Pesquisas Meteorológicas registrou quase 91 milímetros acumulados.

Porto de Pedras (Alagoas) - mais de 100 milímetros em 24 h

Chuvas de forte intensidade foram observadas nas últimas 24 horas no litoral leste do Nordeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas de ontem e 9 horas desta terça-feira choveu 104 milímetros em Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas. Em Maceió choveu quase 44 milímetros. O total de chuva acumulado em agosto está em perto de 261 milímetros, valor 46% acima da média.

Recife : chuva de agosto está 23% acima da média

A região de Recife também teve chuvas fortes de ontem para hoje.  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou cerca de 64 milímetros na estação medidora do Curado. O total acumulado em agosto subiu para 263 milímetros, valor que está 23% acima da média para o mês que é de aproximadamente 213 milímetros. Para esta quarta-feira, a previsão é de mais chuva no litoral de Alagoas e de Pernambuco, mas com períodos de sol.