Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Destaques de 23 junho 2010

23/06/2010 às 11:55
por Josélia Pegorim

Ar menos seco em Brasília

Os níveis de umidade do ar continuam baixos na região de Brasília, mas não tanto como ontem. Às 11 horas, a umidade relativa do ar no aeroporto internacional JK estava em 22%. Apesar de baixo, o índice estava bem mais alto do que ontem, no mesmo horário, quando a umidade já havia baixado para 14%. Durante a tarde de ontem, os brasilienses conviveram com uma situação emergência por 4 horas seguidas.  Os níveis de umidade no aeroporto JK variaram de 12% a 7% no período entre 13 e 17 horas. O auge da secura ocorreu às 16 horas, quando a umidade do ar na região do JK chegou aos 7%.

Frio e nevoeiro no Sul do Brasil

A massa polar que entrou forte no Sul do Brasil na segunda-feira começa a se afastar hoje da Região, mas ainda provocou temperaturas muito baixas e geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 0,1ºC em Vacaria, na serra gaúcha. Em Santa Catarina, a temperatura mais baixa foi registrada em Caçador, no planalto catarinense, onde a mínima foi de 0,5ºC. No Paraná, o menor valor hoje ocorreu em General Carneiro, no sul do Estado, que registrou 3,8ºC. O frio intenso na Grande Porto Alegre provocou novamente geada ao amanhecer e também um forte nevoeiro. O aeroporto internacional Salgado Filho registrou apenas 3ºC. A visibilidade ficou muito prejudicada pelo nevoeiro entre 6h30 e 8h30 da manhã. O menor alcance visual na pista foi de 400 metros. Em Canoas, na Grande Porto Alegre, a base área registrou 2ºC. O nevoeiro restringiu a visibilidade entre 6 e 8h40. No pior momento, a visibilidade baixou para 100 metros, às 8 horas.

Frente fria mudou o tempo no Espírito Santo

Depois de mudar o tempo na capital e no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, a passagem de uma frente fria deixou o tempo instável no Espírito Santo. A manhã desta quarta-feira foi marcada pelo tempo chuvoso na Grande Vitória. Ainda deve chover no decorrer da tarde, mas com fraca intensidade. No Rio de Janeiro, as nuvens baixas e névoa ainda encobriam o céu na cidade. A chuva fraca ainda pode ocorrer no decorrer da tarde. A névoa persiste a visibilidade nos principais aeroportos da capital fluminense pode ficar comprometida. Em São Paulo, a manhã desta quarta-feira foi marcada pelo céu nublado e temperatura amena. Pequenas aberturas de sol devem aparecer no período da tarde, mas não vai dar ter de volta a sensação de calor. O aumento da umidade do ar melhorou a qualidade do ar na cidade, mas os níveis de umidade vão baixar de novo a partir de amanhã.

Mais chuva en Maceió e Aracaju

A chuva voltou a cair constante e moderada em Maceió na noite de ontem e na madrugada de hoje. Não estava chovendo por volta das 8 horas, mas segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje choveu 34 milímetros sobre a cidade. A chuva caiu quase toda a partir 19 horas de ontem. Chove quase sem parar em Aracaju desde a manhã de ontem. Por volta da 1 hora da madrugada de hoje, choveu forte na região do aeroporto local. Segundo o Inmet, entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje foram acumulados 30 milímetros. A chuva parou por volta das 4 horas e às 9 horas o sol aparecia forte e a temperatura era de 29ºC. Mas ainda pode voltar a chover hoje.

Frio e nevoeiro no Sul do Brasil

A massa polar que entrou fortge no Sul do Brasil na segunda-feira começa a se afastar hoje da Região, mas ainda provocou temperaturas muito baixas e geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 0,1ºC em Vacaria, na serra gaúcha. Em Santa Catarina, a temperatura maixa baixa foi registrada em Caçador, no planalto catarinense, onde a mínima foi de 0,5ºC. No Paraná, o menor valor hoje ocorreu em General Carneiro, no sul do Estado, que registrou 3,8ºC. O frio intenso na Grande Porto Alegre provocou novamente geada ao amanhecer e também um forte nevoeiro. O aeroporto internacional Salgado Filho registrou apenas 3ºC. A visibilidade ficou muito prejudicada pelo nevoeiro entre 6h30 e 8h30 da manhã. O menor alcance visisual na pista foi de 400 metros. Em Canoas, na Grande Porto Alegre, a base área registrou 2ºC. O nevoeiro restringiu a visibilidade entre 6 e 8h40. No pior momento, a visibilidade baixou para 100 metros, às 8 horas.

Frente fria mudou o tempo no Espírito Santo

Depois de mudar o tempo na capital e no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, a passagem de uma frente fria deixou o tempo instável no Espírito Santo. A manhã desta quarta-feira foi marcada pelo tempo chuvoso na Grande Vitória. Ainda deve chover no decorrer da tarde, mas com fraca intensidade. No Rio de Janeiro, as nuvens baixas e névoa ainda encobriam o céu na cidade. A chuva fraca ainda pode ocorrer no decorrer da tarde. A névoa persiste a visibilidade nos principais aeroportos da capital fluminense pode ficar comprometida. Em São Paulo, a manhã desta quarta-feira foi marcada pelo céu nublado e temératura amena. Pequenas aberturas de sol deve aparecer no período da tarde, mas não vai dar ter de volta a sensação de calor. O aumento da umidade do ar melhorou a qualidade do ar na cidade, mas os níveis de umidade vão baixar de novo a partir de amanhã.