Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventos de quase 100km/h no RJ

03/09/2014 às 09:55
por César Soares

As fortes áreas de instabilidade que avançaram da Região Sul para o Sudeste do Brasil também provocaram mudanças no tempo no Estado do Rio de Janeiro entre a madrugada e manhã da quarta-feira (03). As pancadas de chuva não geraram grandes volumes acumulados, no entanto o forte gradiente de pressão acabou acarretando em ventania em diversas áreas do Estado fluminense.

   

Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as rajadas de vento chegaram aos 102 km/h em Arraial do Cabo, aos 93 km/h na serra fluminense, em Xerém aos 89 km/h e aos 97 km/h na estação do Forte de Copacabana. As agências de notícias relatam a queda de árvores em Botafogo e uma cobertura de prédio de foi arrancada por conta dos ventos fortes em Ipanema.

O internauta Felipe Santos enviou para a Climatempo estas imagens que mostram árvores que foram derrubadas pela ventania que ocorreu na cidade do Rio.

As áreas de instabilidade ainda circulam sobre o Estado do Rio de Janeiro no quarta-feira. Há o risco de novas pancadas de chuva ao longo do dia, que podem vir com intensidade forte mas de forma mais pontual. A intensidade dos ventos diminuem um pouco e não devem passar dos 70 km/h. A quinta-feira (04) terá um céu mais fechado e risco de garoa e chuva fraca a qualquer momento. As condições de chuva só devem diminuir a partir da sexta-feira quando o ar seco começa a predominar e impedir a circulação de umidade proveniente do mar.