Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chove forte em São Paulo

05/02/2015 às 09:33
por Josélia Pegorim

Atualizado às 11h40 de 5/2/2015

Às 11h40 o aeroporto de Congonhas registra pancadas de chuva forte acompanhada de trovoadas.

Novas áreas de chuva avançaram sobre a Grande São Paulo. Por volta das 11 horas, a chuva estava generalizada sobre a região. Os radares Climatemo-USP detectavam chuva moderada a forte sobre as zonas central e sul da capital.

Na região da Climatempo (Paraíso/Vila Mariana), a chuva caía forte por volta das 11 horas.

Segundo informações do CGE as estações do Tremembé acumulou 30mm entre a tarde de quarta-feira (04) e a manhã da quinta-feira (05). No mesmo período a estação do Itaim Paulista teve um acumulado em 47mm.

O tempo segue instável, com mais chuva no decorrer da tarde e noite. É alto o risco de alagamentos e transbordamento de córregos.

Às 11 horas, o Centro de Gerenciamento de Emergências e Companhia de Engenharia de Tráfego registravam 11 pontos de alagamento.

Por que a chuva aumentou?

O processo de formação de um forte sistema de baixa pressão atmosférica, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro aumenta a instabilidade no leste de São Paulo. A queda acentuada da pressão atmosférica vai estimular e facilitar o crescimento de aglomerados de nuvens bastante carregadas até até o sábado, com potencial para provocar grandes volumes de chuva e ventos moderados a fortes na região Grande São Paulo.

O satélite meteorológico mostra o avanço de nuvens carregadas do sul do Estado em direção à Região Metropolitana.

A chuva já provoca alagamentos em diversos pontos da cidade de São Paulo. Às 9h da manhã o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) já registrava um total de 10 pontos de alagamentos, dos quais 4 são intransitáveis.

A chuva também prejudica o transporte coletivo. Segundo informações do Metrô as linhas 1 (azul), 2 (verde), 3 (vermelha) e 5 (lilás) estão com velocidade reduzida.

Os radares Climatempo-USP mostram a presença de chuva com moderada a fraca intensidade. Alguns pontos tem chuva com intensidade forte. Principalmente sobre a Zona Sul e Leste.

  O meteorologista César Soares clicou o céu de São Paulo no bairro do Paraíso ao longo da manhã de hoje.

Chuva não tem hora para acabar

As áreas de instabilidade ainda provocam chuva durante todo o dia na Grande São Paulo e em toda a faixa leste paulista. A presença da baixa ainda favorece a organização de nuvens carregadas. Há o risco de chuva forte em alguns momentos, principalmente no período da tarde e início da noite.

A sexta-feira (06) ainda terá tempo instável e risco de chuva a qualquer momento. A baixa pressão atmosférica ganha força e se desloca para sul, mas ainda organiza instabilidades sobre o Estado de São Paulo. Novamente pode chover forte.