Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recorde de frio no Rio de Janeiro

02/03/2015 às 11:30
por César Soares

Recorde de frio

A cidade do Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano, com temperatura mínima de 18,6°C no Alto da Boa Vista segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 18,7°C, em 3 de fevereiro. A queda da temperatura ocorreu por causa da influência de uma massa de ar polar que chegou moderada ao litoral da Região Sudeste e da pouca nebulosidade durante a noite. A falta de nuvens à noite facilitou a perda de calor na atmosfera fazendo com o que o ar se resfriasse mais. Frio de 10°C na região serrana A Região Sudeste do Brasil foi a mais fria do Brasil nesta segunda-feira. Em Nova Friburgo, o Inmet registro 10,1°C e em Campos do Jordão, em São Paulo, fez 9,2°C.  

Sol forte

E a semana começou com tempo firme e muito sol no Rio de Janeiro. Poucas nuvens se formaram ao longo da manhã e a temperatura subiu rápido. O calor só não foi maior por conta da presença dos ventos de sudeste que transportaram um pouco de ar polar para a região. Com o ar descendo das camadas médias da atmosfera para as camadas da superfície, a tendência é de pouca chuva no início desta semana.

As imagens do satélite meteoro0lógico ao longo da madrugada e manhã mostravam poucas nuvens sobre as áreas do Grande Rio.

A terça-feira (03) também não terá chuva sobre o Rio de Janeiro e com o enfraquecimento da massa de ar polar a tendência é de que o calor aumente ao longo dos próximos dias.

E a chuva também vai voltar ao Grande Rio, a partir da quarta-feira (14). Em forma de rápidas pancadas entre a tarde e a noite que são típicas do verão.

Confira a previsão de chuva para todo o Brasil para 15 dias

E que friozinho é este? Confira as explicações da meteorologista Josélia Pegorim