Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Dia de temporais em Mato Grosso do Sul

08/11/2014 às 08:06
por Aline Tochio

Fortes áreas de instabilidade cresceram durante a madrugada entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e formaram nuvens muito carregadas. Essas instabilidades estão associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica, à convergência de ventos em níveis baixos da atmosfera, e ao contraste térmico entre o ar quente das regiões Sudeste e Centro-Oeste e o ar frio de uma massa polar, que está avançando entre o Sul, a Argentina e o Paraguai. As áreas de chuva mais intensa ficaram concentradas em Mato Grosso do Sul. Temporais atingiram o centro-sul do Estado na manhã deste sábado. Segundo medições do INMET, entre 04h e 10h (horário de Brasília), a chuva acumulou 40.2 mm em Porto Murtinho, 45.4 mm em Sidrolândia, 39.0 mm em Ponta Porã, 21.4 mm em Ivinhema e 20.6mm em Campo Grande. As rajadas de vento chegaram a 71 km/h na cidade de Sidrolândia. A imagem de satélite abaixo mostra as nuvens pesadas em tons de branco, vermelho e amarelo (na ordem crescente de intensidade).

Parte dessa instabilidade também atingiu o oeste paulista. Em Presidente Prudente a chuva acumulou quase 20 mm entre 05 e 07h deste sábado.

Ao longo do sábado as nuvens pesadas avançam em direção ao norte e os temporais atingem também o norte de Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo.

Para ver o alerta, acesse Alerta.