Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio com chuva e recorde de frio

14/08/2014 às 13:44
por César Soares

A frente fria que chegou ao Sudeste na quarta-feira (13) trouxe mudanças no tempo para o Estado do Rio de Janeiro. Os volumes de chuva aumentaram em diversas áreas. Segundo o Alerta Rio ligado à prefeitura do Rio de Janeiro foram acumulados nas últimas 24 horas quase 113 mm no Alto da Boa Vista, 68,2 mm na Rocinha, 65,4 mm no Jardim Botânico e 51,8 mm na Estrada Garajaú/Jacarepaguá. Os acumulados são elevados levando em consideração as médias climatológicas para o mês de agosto no Sudeste, que são baixas devido a persistência de sistemas de alta pressão atmosférica durante o inverno.

 

O ar polar encontrou condições favoráveis para também provocar queda nas temperaturas no Estado do Rio de Janeiro. Na manhã da quinta-feira (14) as temperaturas em Friburgo estavam por volta dos 5°C. O aeroporto Santos Dumont começou o dia com apenas 16°C e a tendência foi de queda ao longo das horas seguintes.

A tarde desta quinta-feira, 14 de agosto, foi a  mais fria de 2014 até agora no Rio de Janeiro. Pelas medições oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima na cidade do Rio foi de apenas 19,1°C na estação da Saúde, região portuária da capital. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 20,1°C, em 26 de julho. O recorde de madrugada mais fria deste ano ocorreu no dia 07 de agosto, com a temperatura mínima de 9,4°C, mas este recorde não deve ser batido nesta sexta-feira.

A presença do ciclone extratropical no oceano também favoreceu a agitação do mar. As ondas ficaram próximas dos 3 metros e houve ressaca em algumas praias.

Na sexta-feira (15) as áreas de instabilidade perdem força com o afastamento da frente fria. O sol volta a aparecer, mas sempre acompanhado de muitas nuvens. Há o risco apenas de garoa. O final de semana vai ter um pouco mais de sol, mas as temperaturas ainda vão ficar mais baixas por conta dos ventos de sul. Até mesmo no litoral, o predomínio será de termômetros mais baixos.

Confira como vai ficar o mar nos próximos dias: