Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar polar provoca geada no Sul

27/08/2014 às 01:47
por César Soares

Atualizado em 27/08/2014 às 10h15

Após a passagem da frente fria, o ar polar começou a entrar de uma forma mais efetiva sobre a Região Sul. As temperaturas caíram bastante ao longo da madrugada, devido o ar mais frio e o tempo aberto.

A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou temperatura mínima de -1,3°C na estação automática do INMET, o que favorece o fenômeno de geada. Algumas áreas de geada foram registradas por Mycchel Legnaghi do São Joaquim Online.

A Climatempo já havia alertado sobre o risco de geada na Região Sul do Brasil durante esta semana. A madrugada de quarta-feira (27) para quinta-feira (28) terá novamente grandes chances para a ocorrência do fenômeno. As temperaturas caem ainda mais e há o risco de geada forte principalmente sobre as serras gaúcha e catarinense, planalto sul de Santa Catarina, Região da Campanha no Rio Grande do Sul.

Com o aumento da temperatura durante a sexta-feira (29) e o sábado (30), o risco de geada diminui. No entanto, áreas de instabilidade se organizam e provocam pancadas de chuva a partir do próximo domingo (31).