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Dicas para uma boa noite de sono no verão

10/01/2012 às 17:36
por Redação

Travesseiros adequados, boa ventilação do ambiente e roupas leves são aliados para dormir nos dias quentes
O verão é a época do ano mais esperada: tempo de férias, dias bonitos e pessoas mais alegres. Porém, junto com o verão surgem os inconvenientes do calor excessivo e com isso, o aparecimento dos distúrbios do sono. No calor, o sono não atinge seus níveis mais profundos, fazendo com que as pessoas acordem várias vezes durante a madrugada ou sofram com dificuldades para dormir. O resultado vem no dia seguinte com a “moleza” e a falta de disposição, comuns nos dias quentes. Em longo prazo, a privação do sono pode provocar dores de cabeça agudas, queda no rendimento e até mesmo depressão. Quem busca uma boa noite de sono, deve manter o ambiente arejado, o corpo fresco e a cabeça tranquila. Ar-condicionado e ventiladores são aliados nessa época do ano, assim como o uso roupas leves e a boa hidratação do corpo para evitar a transpiração. O travesseiro também é um grande aliado para melhorar a qualidade do sono. Os feitos de espuma antiácaro também são excelentes para as noites quentes. Nesse período ocorre uma maior proliferação de ácaros, fungos e bactérias nos travesseiros e em ambientes quente e úmido, e por isso, o desenvolvimento das crises alérgicas que são típicas do verão. Dicas para garantir um sono mais agradável:
  • Vá para a cama com roupas leves;
  • Prefira os lençóis de algodão e linho àqueles sintéticos, porque esquentam menos;
  • Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular;
  • Ventilador pode permanecer ligado desde que não fique em cima do corpo;
  • O ar-condicionado deve estar com o filtro limpo e precisa ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, pode ser utilizado um balde de água para umidificar o ambiente;
  • Prefira os travesseiros de látex, por serem mais frescos, superventilados e laváveis, além de possui uma capa externa com zíper 100% algodão
  • A refeição da noite precisa ser bem leve e corpo bem hidratado.