Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Efeitos de uma frente fria forte em SP e no RJ

18/02/2010 às 19:41
por Josélia Pegorim

A fr
ente fria que virou o tempo no Rio de Janeiro e em São Paulo provocou chuva forte e acentuada queda de temperatura nas áreas metropolitanas das duas capitais.

São Paulo

Conforme as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 60,8 milímetros no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. Foi o segundo maior total de chuva acumulada em 24 horas de 2010, perdendo apenas para os 90,4 milímetros registrados entre os dias 3 e 4 de fevereiro. A temperatura às 15 horas desta quinta-feira no Mirante de Santana, foi de 25,2ºC, o valor mais baixo para este horário desde o dia 30 de janeiro, quando a máxima foi de apenas 24,8ºC.

Rio de Janeiro

No Grande Rio, choveu 150 milímetros em Xerém, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Na cidade do Rio de Janeiro, segundo a Geo-Rio, os maiores acumulados sobre a cidade variaram entre 20 e 40 milímetros e ocorreram em bairros das zonas oeste e norte da cidade. A temperatura às 15 horas desta quinta-feira chegou a0s 29,4ºC em Jacarepaguá. Na Praça Mauá, onde a temperatura passou dos 40ºC em 5 dias este mês, os termômetros pararam em 28,5ºC. Foi o valor mais baixo neste local à tarde desde o dia 31 de dezembro de 2009, quando a temperatura máxima foi de 26,6ºC.

O calor volta rápido

Toda a população da Região Sudeste já esgotou o verbo para descrever os incômodos causados pelo calor excepcional de fevereiro. A frente fria que virou o tempo em São Paulo e no Rio também levou chuva para o centro-sul de Minas Gerais. Mas pouca coisa sobrou para o Espírito Santo e para o norte mineiro, onde a seca vai continuar. Esta frente fria está indo embora e se afasta para alto-mar durante esta sexta-feira. No fim de semana, o ar quente ganha força de novo sobre o Sudeste e a temperatura sobre rapidamente.