Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

El Niño também influencia o inverno 2015 na Região Norte

22/06/2015 às 19:05
por Josélia Pegorim

O inverno é o período de inicio da redução da chuva na Região Norte. Em muitas áreas do Tocantins, Acre, Rondônia, do sul do Pará e do sul Amazonas, já é comum a ocorrência de vários dias consecutivos sem chuva, com sol forte. As tardes ficam bastante quentes e secas. Em dias assim, níveis de umidade relativa do ar de 20% a 30% são comuns.

A redução da chuva, da umidade e da nebulosidade faz com que as noites fiquem até frescas, com menos abafamento em relação ao verão.

Muita gente não sabe que o ar polar da Antártica, em algumas situações especiais, chega a estados como o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas, causando o fenômeno da friagem, que é a acentuada queda da temperatura, mas provocada pela passagem do ar polar. Em eventos intensos, a temperatura pode cair para marcas em torno dos 10°C em algumas áreas do Acre e de Rondônia.

No começo do inverno, a milhares de pessoas na Região Norte ainda sentem os transtornos da cheia dos rios, que deixa cidades parcial ou completamente isoladas. Mas com a redução da chuva, durante o inverno os rios vão baixando e vem a vazante.

O inverno de 2015 tem a influência do El Niño e que também altera o clima na Região Norte do Brasil. Como será este inverno? Confira as explicações do meteorologista Alexandre Nascimento sobre a tendência do inverno 2015 no Norte do Brasil.