Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Eleições 2010: frente fria traz chuva forte para o Sudeste

26/10/2010 às 18:06
por Josélia Pegorim

O se
gundo turno das eleições 2010 acontece no próximo domingo, 31 de outubro. Como em outras situações onde se espera uma grande concentração e movimentação de pessoas, as condições do tempo podem ajudar ou atrapalhar os eleitores. Em casos extremos, o tempo pode até impedir o curso normal do dia eleitoral, caso ocorra alguma tempestade severa, uma inundação ou outro tipo de desastre natural. No primeiro turno das eleições 2010, o frio intenso predominou no Sul do Brasil e o calorão e o sol forte no Nordeste. O Sudeste teve chuva e temperaturas amenas. O Centro-Oeste e o Norte, calor, sol e pancadas de chuva, mas que não impediram ninguém de votar. Apesar de alguns incômodos causados pela chuva, frio e o calor, o tempo colaborou com o Brasil no primeiro turno. As condições do tempo para o segundo turno das eleições serão agravadas pelo deslocamento de uma grande e forte frente fria pelo país. O sistema tem potencial para provocar temporais e deve avançar sobre o Sudeste e ao Centro-Oeste justamente no domingo, 31 de outubro. Confira a previsão para o fim de semana que vem para cada Região do país.

Região Sul

Uma frente fria provoca temporais em todos os Estados no sábado, 30 de outubro. Há risco de ventania e os grandes volumes de chuva acumulados poderão causar alagamentos em várias localidades. No domingo de eleições, a frente fria já estará fora do Sul do Brasil e suas nuvens carregadas também saem da Região. O sol reaparece em todos os Estados, mas o dia pode amanhecer com muita neblina. O ar polar entra no Sul e a temperatura fica amena o dia todo.

Região Sudeste

O Sudeste do Brasil terá mudanças no tempo no próximo fim de semana, por conta da passagem de uma grande frente fria. A situação é de alerta porque o sistema terá rápido deslocamento e vai facilitar a ocorrência de temporais. A situação mais complicada é para São Paulo, pois a passagem da frente fria deve manter a chuva no Estado quase o dia todo. Pode chover e ventar forte inclusive na Grande São Paulo. A chuva tende a diminuir no fim da tarde e à noite. Para o sul do Estado do Rio, sul de Minas Gerais e para o Triângulo Mineiro, também há expectativa de muita chuva no domingo das eleições. Há risco de chuva e ventos fortes. Para o Grande Rio e demais áreas do Estado do Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e região da zona da mata mineira, a previsão é de o tempo fique muito instável na tarde e noite do domingo, com risco de temporais por conta da passagem da frente fria. As localidades do norte de Minas Gerais e o Espírito Santo terão sol e calor em grande parte do domingo das eleições. Há condições para pancadas de chuva a partir do meio da tarde, mas a chuva só deve causar problemas na noite do domingo.

Região Centro-Oeste

As condições de chuva aumentam no próximo fim de semana no Centro-Oeste, por conta de uma nova frente fria que estará avançando sobre a Região. Para o sábado, 30 de outubro, a previsão é de sol, calor e chuva à tarde e à noite em quase todas as áreas. Porém, a frente fria provoca chuva o dia todo em Mato Grosso do Sul e no pantanal de Mato Grosso. Há risco de chuva forte e de ventania. No domingo de eleições, o tempo fica chuvoso na maior parte do dia em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. Pode chover e ventar forte e a temperatura cai. Faz até um pouco de frio no sul de Mato Grosso do Sul onde o sol reaparece à tarde. A chuva será persistente em Campo Grande e em Cuiabá. No centro-norte de Mato Grosso, em Goiânia e na maioria das áreas de Goiás e no Distrito Federal, há risco de fortes pancadas de chuva no decorrer da tarde e na noite do domingo de eleições. O ar fica abafado o dia todo e pode haver ventania, em alguns momentos.

Região Nordeste

Chuvas intensas têm caído nos últimos dias em muitas áreas do Nordeste. Na semana passada choveu forte nas capitais Salvador, Aracaju e Maceió. No fim de semana do segundo turno das eleições 2010, todos os Estados do Nordeste terão sol forte e calor. Para o sábado, há previsão de pancadas de chuva na Bahia, sem Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Em geral, estas pancadas serão rápidas. Não deve chover em São Luís, em Teresina e nem no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. No domingo de eleições, o tempo fica mais cedo no Nordeste. A chance de chuva é menor do que no sábado e toda a Região terá um dia com muito sol e calor. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no sul do Maranhão, no sul do Piauí, no oeste e no sul da Bahia. Não há expectativa de chuva para nenhuma capital do Nordeste.

Região Norte

Na Região Norte, o fim de semana das eleições para o segundo turno será com sol, calor e várias pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte em quase todos os Estados, por conta do excesso de calor. No domingo de eleições, a chuva deve ser mais persistente no Acre, em Rondônia e no centro-sul do Amazonas. Apenas o Estado do Amapá terá sol o dia todo e não há expectativa de chuvas. Nas capitais, o dia do segundo turno das eleições deve ser ensolarado em Macapá. Belém e Palmas terão sol forte e pancadas de chuva só a partir do meio da tarde. Em Porto Velho, Rio Branco, Manaus e Boa Vista, há condições para pancadas de chuva ao longo do dia, com períodos de sol. A temperatura fica alta.