Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

A brisa que resfria as suas tardes

21/05/2015 às 16:39
por César Soares

O aquecimento ocorre de forma diferente em diversas áreas, por exemplo, as áreas equatoriais são muito mais quentes do que as regiões polares o que provoca a circulação do ar quente para as regiões mais frias e vice-versa.

Mas essa situação não ocorre apenas de forma global, localmente também podemos uma circulação parecida, por exemplo a circulação de brisa do mar.

Muitas vezes a partir da tarde ocorre uma queda repentina de temperatura ocasionada pelo vento que muda de direção. Mas porque o vento muda de direção?

A circulação de brisa do mar responde esta pergunta! O aquecimento sobre a terra e sobre a água ocorre de forma diferente. A água demora para aquecer, enquanto a terra aquece rapidamente e mais durante a tarde, isso cria uma diferença de pressão. Localmente é criado uma área de alta pressão sobre o mar e uma área de baixa sobre a terra, com isso o ar circula do mar para a terra e dá origem à brisa marítima.

Não é fora do comum no fim da tarde sentirmos um pouco de frio no final da tarde, principalmente sobre áreas costeiras. E o fato de você ter que procurar a sua blusa para se aquecer, está relacionado com a brisa do mar.

Mas durante o período da noite, ocorre o inverso. A água se mantém aquecida por um tempo mais do que a terra, dessa forma temos a inversão da situação também com relação as áreas de baixa e alta pressão, isto é, sobre a terra se forma uma área de alta pressão atmosférica local e sobre o mar uma área de baixa e há a circulação de vento em superfície da terra para o mar formando a brisa terrestre.

O meteorologista César Soares falou sobre a brisa do mar no Climatempo News