Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Estado de São Paulo vive pior seca em 70 anos

23/10/2014 às 11:40
por Redação

por Maria Clara Machado

O Estado de São Paulo vive a pior seca em pelo menos setenta anos e os números da crise hídrica crescem a cada dia. Outubro de 2014 vai terminar com falta de água nas torneiras em 69 municípios e com mais de 15,6 milhões de pessoas com problemas no abastecimento. Há relatos de 40 cidades em racionamento e os cortes diários já atingem cerca de 38% da população.

Em determinadas áreas do estado o cenário é chocante, como o Rio Piracicaba que está com a menor vazão em 30 anos. O município de Itu enfrenta racionamento há nove meses e em Iracemápolis, a represa Iracema  já secou. Na região metropolitana de São Paulo, o nível dos reservatórios continua caindo, mesmo após o retorno de algumas pancadas de chuva este mês. Nesta quinta-feira, dia 23, o Sistema Cantareira atingiu o valor crítico de 3% e o Alto Tietê de 8,2%.

    O Drone Climatempo sobrevoou áreas secas do Estado de São Paulo durante reportagens especiais. Confira!   Veja outros especiais: Como fica o Cantareira em 2015? Seca pode ser consequência do aquecimento global? Tirar segunda cota do volume morto é inevitável? O racionamento seria o melhor caminho para São Paulo?   Participe da nossa Campanha SP: vida sem água e dê seu depoimento.