Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Falta de chuva e de vento pioram a qualidade do ar na Grande SP

20/04/2010 às 07:18
por Josélia Pegorim

>A Grande São Paulo está sem chuva desde o dia 10 de abril. O tempo seco e a diminuição dos ventos  nos últimos dias fizeram com que a poluição ficasse mais visível sobre a região. Sem a chuva e os ventos para dispersar os poluentes, a qualidade do ar piorou. Segundo a Cetesb, ontem, todas as áreas avaliadas na capital paulista terminaram o dia com qualidade do ar regular. Na Grande SP, a região de Santo André ficou com qualidade do ar inadequada por conta do excesso de ozônio.
As condições meteorológicas não vão mudar hoje e a Grande SP segue o dia sem chuva e quase sem ventos. As condições do tempo permanecem desfavoráveis para a dispersão de poluentes. A qualidade do ar pode piorar em relação a ontem. Só há expectativa de chuva e aumento da intensidade dos ventos a partir de sexta-feira, com a chegada de uma nova frente fria.
O aumento da concentração de poluentes sempre acontece quando uma região passa muitos dias seguidos sem chuva. Mas um dos agravantes da situação é o ar parado e as inversões térmicas, que ocorrem com quando grandes massas de ar seco atuam sobre o São Paulo, como se observa nos últimos dias. Esta situação meteorológica é comum, especialmente nos meses de outono-inverno.
Esta massa seca causa um bloqueio na atmosfera e dificulta o movimento normal das frentes frias, que demoram para chegar a São Paulo. Hoje, uma frente fria está bloqueada sobre o Rio Grande do Sul e embora já comece a provocar alguma chuva Santa Catarina, ainda não tem força para avançar até São Paulo. Este sistema será reforçado amanhã e espera-se que chegue a São Paulo durante a sexta-feira mudando o tempo. Para quem já está pensando no próximo fim de semana, é bom saber que o tempo vai mudar. A previsão é de a nova frente fria traga muitas nuvens e chuva para todo o Estado de São Paulo.

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/12
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06