Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Fim de 2014 e início de 2015 com temporais no Sul

31/12/2014 às 10:34
por César Soares

O avanço de uma frente fria em direção à Região Sul do país provoca o desenvolvimento de novas áreas de instabilidade e favorece a formação de chuva forte e volumosa especialmente em áreas do oeste de Santa Catarina.

As imagens do satélite meteorológico mostram o desenvolvimento de grandes nuvens que são capazes de provocar temporais, nos tons em vermelho. E estação automática do INMET em Dionísio Cerqueira-SC registrou um total de 85mm  nas entre as 10h da manhã do dia 30 e as 10h da manhã do dia 31 de dezembro. Deste valor acumulado, 50mm foram registrados em apenas 2 horas.

A Climatempo alerta para o risco de alagamento em decorrência dos grandes volumes acumulados de chuva em um curto período do tempo, principalmente sobre o oeste catarinense.

2014 termina com chuva e 2015 começa da mesma forma na Região Sul

O avanço da frente fria vai trazer mais chuva para a Região Sul nas últimas horas de 2014. Há o risco de temporais que podem acarretar em alagamentos e inundações inclusive no momento da virada para o ano de 2015.

O primeiro dia do ano novo também terá tempo instável na maior parte da região. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão as áreas mais afetadas pela chuva forte.

O tempo começa a melhorar em áreas gaúchas e catarinenses a partir do fim de semana. No Paraná as áreas de instabilidade vão ser reforçadas com a presença da frente fria e são esperados temporais.