Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Fim de semana de sol no Paraná

18/07/2015 às 13:09
por Fabiana Weykamp

As áreas de instabilidade já enfraqueceram sobre o Paraná e o sol voltou a predominar no Estado neste fim de semana.

 

Ontem o interior paranaense ainda recebeu chuva forte e volumosa, mas os temporais que se abateram sobre a região central e o norte estavam associadas à formação e intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica, que já se deslocou para o mar e não influencia mais o Sul do país.

 

O sol voltou a predominar em todo o Estado neste sábado. A umidade elevada e o tempo aberto favoreceram a formação de nevoeiro em diversas áreas do Paraná na manhã deste sábado. Com o sol brilhando forte desde cedo, as temperaturas também vão ficar mais elevadas em relação aos últimos dias nesta tarde.

 

Na imagem de satélite a seguir é possível verificar poucas nuvens sobre o Sul do país, inclusive sobre o Estado paranaense. Vemos que o litoral e a região dos Campos Gerais (PR), o Vale do Itajaí e o norte de Santa Catarina, bem como a região Central, Campanha e o leste do Rio Grande do Sul, ainda estão sob a influência de um denso nevoeiro (nuvens baixas, próximas à superfície), mas que devem se dissipar ainda ao longo desta tarde.

 

Figura 1: Poucas nuvens no Sul do país - Goes 13 (canal visível).

 

Entre a tarde e a noite deste sábado, ainda há expectativa de chuva isolada no centro-sul e oeste do Paraná, devido ao fluxo de umidade que vem do Norte do país, que mantém a umidade elevada sobre a maior parte do Estado, mas sem risco para temporais.

 

Já no domingo o tempo volta a ficar firme em todas as áreas do Paraná. O domingo deve amanhecer com temperaturas mais amenas e à tarde vai fazer calor, com temperaturas oscilando entre 20 e 25 °C, de maneira geral. A próxima semana ainda deve começar com tempo firme em grande parte do Estado, mas já volta a chover no sul e oeste do Paraná, pois uma nova frente fria se aproxima.

 

Na terça-feira volta a chover de forma generalizada no Estado e há risco de chuva forte e volumosa principalmente no sul e oeste paranaenses.