Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Fim de semana trará frio para o Sul

19/03/2015 às 13:18
por César Soares

O céu com poucas nuvens favorece a rápida perda de calor na atmosfera. Exatamente por esse motivo áreas do Sul do Brasil tiveram temperaturas mínimas baixas registradas na Serra Gaúcha e no Planalto Catarinense nestes últimos dias de verão.

Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura mínima nesta quinta-feira em Bom Jardim da Serra/SC, na estação do Morro da Igreja, foi de 9,1°C. Em São José dos Ausentes/RS a temperatura foi de 10,4°C.  Na terça, 17, o Epagri-Ciram registrou 5,8°C em Urupema.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver que poucas nuvens conseguiram se formar em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No leste do Paraná os ventos de norte ainda são capazes de trazer um aumento de nebulosidade.

  Semana ainda reserva frente fria e ar polar

Mas as condições do tempo vão mudar durante os próximos dias. Na sexta-feira (20) uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul e traz pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. Com o avanço das instabilidades para o Sudeste, o ar polar consegue avançar forte e fazer com que a temperatura caia muito nos primeiros dias do outono em toda a Região Sul

A previsão indica que nas áreas de serra gaúcha e catarinense a temperatura mínima pode ficar abaixo dos 10°C.

Porque ocorrem as estações do ano

Ar polar entra forte no Sul no primeiro fim de semana do outono

Confira a tendência para o outono na Região Sul