Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Forte frente fria muda o tempo em SP e traz frio intenso para o início de maio.

01/05/2011 às 22:33
por Josélia Pegorim

>A forte massa polar que avança sobre o centro-sul do Brasil chega ao sul da Região Norte e traz as mais baixas temperaturas do ano, até agora.
São Paulo entrou no mês de maio experimentando uma radical mudança no tempo provocada pela chegada de uma frente fria, de forte intensidade. Junto com as pancadas de chuva raios, que foram fortes em algumas áreas do Estado, inclusive na Grande São Paulo, a frente fria trouxe uma brusca queda de temperatura e fortes rajadas de vento.
A chuva da nova frente fria começou pela manhã nas áreas a oeste do Estado. Na região de Campinas, da Grande São Paulo e da Baixada Santista, a mudança no tempo foi sentida entre 1 e 2 horas da tarde, quando a chuva e as fortes rajadas de vento derrubaram a temperatura em poucos minutos.
Na capital paulista, a temperatura alcançou valores entre 25°C e 26°C por volta do meio-dia. Na região do aeroporto de Congonhas, as rajadas de vento chegaram a quase 80 km/h, às 13h30, fazendo a temperatura baixar para 20°C,uma queda da 5°C em apenas meia hora. Na zona norte, o Campo de Marte registrava 25°C ao meio-dia e 18°C,às 13h50, quando as rajadas chegaram a quase 42 km/h. O aeroporto internacional de Guarulhos registrou rajadas de quase 54 km/h.
Já na região de Campinas, o aeroporto Viracopos registrou rajadas de 35 a 65 km/h, entre 13h05 e 13h30 da tarde do domingo.
No litoral, a chegada da nova frente fria também provocou uma brusca queda da temperatura. O Guarujá teve sol e calor de até 31°C pela manhã e às 2 horas da tarde a temperatura já havia baixado para 24°C.
Na região de São José dos Campos, a virada do tempo foi sentida no meio da tarde. Às 15 horas, a temperatura era  de 28°C e às 15h35 havia baixado para 22°C, com rajadas de vento de quase 78 km/h.
No norte do Estado de São Paulo, o Primeiro de Maio foi com sol e calor até o início da tarde, quando a frente fria chegou e também virou o tempo. Em Ribeirão Preto, a temperatura subiu até os 32°C, às 14 horas. Por volta das 3 e meia da tarde, as rajadas de vento da frente fria eram sentidas com pouco mais de 60 km/h e às 4 horas da tarde a temperatura já havia despencado para 24°C.
 
A brusca e forte queda da temperatura não foi apenas provocada pela chuva, mas também por uma forte onda de frio polar que está entrando no Brasil. Durante o domingo, o ar polar já era sentido em todo o Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e também já derrubava a temperatura em áreas como Cuiabá e até no sul de Rondônia.
Esta massa polar é a mais forte a entrar no país este ano, até agora. No decorrer desta primeira semana de maio, a queda da temperatura será acentuada no centro-sul do Brasil e no sul da Região Norte. Em São Paulo, as madrugadas ficam cada vez mais frias até o fim da semana e as tarde sempre amenas. A capital paulista vai amanhecer vários dias com frio em próximo dos 10°C. O sol vai aparecer por quase toda a semana, mas não dará a conta de esquentar o ar gelado. A sensação será frio, mesmo com a presença do sol.

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/11
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06