Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Forte massa polar avança para o Brasil

17/06/2014 às 20:03
por Josélia Pegorim

 
  Estamos nas vésperas do início do inverno, mas com bloqueio atmosférico dos últimos dias, o ar polar tem ficado bloqueado na Argentina. Mas uma massa polar muito forte começou a entrar na Patagônia nesta terça-feira terá força para trazer bastante frio para quase todo o Sul do Brasil e parte do Sudeste. Há risco de geada no Sul! Não deixe de conferir a previsão para a Região Sul! Um pouco deste ar polar foi sentido no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Enquanto quase todo o país torcia pelo Brasil no jogo contra o México com roupas leves, por causa do calor, os gaúchos já estavam com roupas quentinhas. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 7h51, pelo horário de Brasília. Veja o caminho do ar polar até lá.  

18 junho – centro da massa polar avança forte sobre a Patagônia

         

19 junho – centro da forte massa polar alcança a região de Buenos Aires e Montevideo e injeta intensa dose de ar polar sobre o Sul. Esfria muito no Rio Grande do Sul. A temperatura cai também em Santa Catarina, no Paraná e faz frio no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, incluindo as capitais destes estados.

       

20 junho – centro da massa polar enfraquece, mas passa sobre o Rio Grande do Sul. O frio intenso se espalha por quase todo o Sul. Esfria mais em Santa Catarina e no Paraná. Frio continua no leste do Sudeste, nas áreas próximas ao mar.

       

21 junho – centro da massa polar avança pelo mar, já enfraquecido e chega ao litoral da Região Sudeste, mas ainda mantém o ar frio.

        Tempo no Jogo, o canal da Climatempo na Copa 2014. De olho na bola e no tempo! Participe! Clique o tempo na Copa: #temponojogo