Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Forte massa polar avança sobre o Brasil e frio volta a bater recordes

04/06/2011 às 13:48
por Josélia Pegorim

>Forte massa polar avança sobre o Brasil e frio volta a bater recordes
A madrugada deste sábado foi a mais fria de 2011 em Porto Alegre. Amanhã, o frio será muito intenso no Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, com expectativa de novos recordes de frio, incluindo quase todas as capitais destas Regiões.
 
A nova massa de ar polar que começou a avançar neste sábado sobre o Sul do Brasil já causou forte queda de temperatura  sobre o Rio Grande do Sul. A madrugada de hoje foi a mais fria de 2011 em Porto Alegre, com temperatura mínima de 8,0°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de frio para este ano era de 8,2°C, registrado na quinta-feira, 2 de junho.
O frio foi intenso no sul gaúcho e a temperatura ficou até abaixo de zero em áreas da fronteira com o Uruguai. Em Bagé, a temperatura hoje baixou para 0,2°C negativos, segundo o Inmet. A região de Uruguaiana teve mínima de 3,0°C. Em Encruzilhada do Sul, a temperatura mínima foi de 2,6°C. Santa Maria e Santana do Livramento registraram 3,1°C.
Esta massa de ar polar é muito forte e seu frio está apenas começando a ser sentido no Sul do Brasil. Neste domingo, o ar polar vai atuar com muito mais força sobre o Sul do Brasil e também avança forte sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.A temperatura vai baixar ainda mais no Sul, ficando abaixo de zero em várias localidades. O domingo deve amanhecer com geada generalizada no Sul do país, que poderá ter forte intensidade em muitas regiões. Novos recordes frio para 2011 devem ser registrados em todos os Estados, incluindo as capitais. No Sudeste e no Centro-Oeste, o ar polar será sentido com muito força neste domingo sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul e sudoeste de Minas Gerais.O frio poderá bater recordes também nestes estados, até nas capitais.
Abaixo, as menores temperaturas registradas nas capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, até o dia 4 de junho, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/12
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06