Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria aumenta a chuva no Sul

13/07/2015 às 12:24
por Josélia Pegorim

Uma nova frente fria começou a avançar pelo litoral do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira intensificando as áreas de instabilidade sobre Rio Grande do Sul. Nuvens muito carregadas se espalharam sobre o estado provocando chuva forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou volumes de chuva acima de 50 mm acumulados em 24 horas.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, depois das tempestades do fim de semana, o sol até apareceu um pouco na manhã desta segunda-feira, mas a chuva recomeça no decorrer da tarde.

Esta frente fria avança devagar sobre o Sul e nas próximas 48 horas intensificando e espalhando as áreas de instabilidade por quase toda a Região Sul. A chuva volta a ocorrer volumosa e generalizada sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Há risco de enchentes e alagamentos. As nuvens muito carregadas que devem se formar sobre o Sul podem provocar também ventania, com rajadas de vento entre 70 km/h e 100 km/h.

 

 

Geada no Rio Grande do Sul

A partir desta terça-feira, apenas o centro-sul o Rio Grande do Sul sai do risco de tempestades e passa a receber influência de ar polar. A queda da temperatura será acentuada e há possibilidade de geada na madrugada de quarta-feira na fronteira com o Uruguai.

 

Ventania e chuva forte no Sul

Fortes rajadas de vento foram observadas no Sul na manhã da segunda-feira, 13 de julho. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou na madrugada até 123 km/h em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense e 80 km/h em Soledade no Rio Grande do Sul. O aeroporto de Cascavel, no Paraná, registrou uma rajada com 66 km/h às 11 horas

O mapa mostra alguns volumes de chuva que já foram acumulados sobre o Rio Grande do Sul entre 7 horas do dia 12 e 7 horas de 13 de julho de 2015

A meteorologista Josélia Pegorim comenta como vai ficar a chuva sobre o Brasil até o fim da semana.

 

 

Chapecó (SC), 12/07/2015 por Rafael

Vale dos Sinos (RS) enchente em 13-07-2015 por Giovani Meireles