Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria chega ao litoral de SP com chuva forte

29/01/2015 às 22:36
por Josélia Pegorim

Uma nova frente fria avança pelo litoral de São Paulo no decorrer desta sexta-feira trazendo chuva forte e ventania.  Uma grande mudança nas condições do tempo será sentida já na madrugada. A situação é de alerta para a chuva volumosa e ventania que pode causar mais transtornos.

Volta a chover forte sobre a Baixada Santista

A preocupação com deslizamento de encostas é grande porque há pouco mais de uma semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro, várias áreas da cidade de Santos e de São Sebastião ficaram alagadas por causa da chuva torrencial. O grande volume de chuva deixou o solo encharcado. Assim, uma chuva intensa agora coloca a região de Santos e de São Sebastião com alto potencial para queda de barreiras.   Histórico de chuva: chuva de um mês em 48 horas Entre 9 horas do dia 22 e 9 horas do dia 24 de janeiro de 2015  a Defesa Civil registrou 289,5 mm de chuva. Nestas 48 horas choveu mais do que a média normal para todo o mês de janeiro, que é de aproximadamente 279 mm. O total acumulado entre 21 e 25 de janeiro foi de 397,1 mm. O total de chuva em janeiro, até 9 horas do dia 29, estava em 450,9 mm, quase 62% de chuva acima do normal.. O temporal entre 22 e 24 de janeiro aconteceu um mês após um outro evento de chuva torrencial, na época do Natal de 2014, que deixou parte de Santos também debaixo d´água. Entre 22 e 24 de dezembro de 2014 choveu quase 292,0 m. Foram 172,9 mm entre 22 e 23 de dezembro e outros 119,0 entre os dias 23 e 24 de dezembro de 2014. O mês de dezembro do ano passado fechou com quase 404 mm de chuva, sendo que a média normal é de 235 mm.

Calor diminui

A quinta-feira foi marcada por muito calor no litoral paulista. Em Santos, a temperatura chegou aos 35°C. A previsão é de que a temperatura caia ao longo da sexta-feira por conta chegada dos ventos do quadrante sul que trazem o ar frio polar, do excesso de nebulosidade que impede a entrada dos raios solares e da chuva que deve persistir por muitas horas.

Mar agitado A passagem da frente fria deixa os ventos mais constantes e fortes nos próximos três dias. O mar fica um pouco  agitado, com ondas que podem passar de 1,0 metro mas não há risco de ressaca. Ache a sua onda e sua tribo no Climasurf

Chuva ácida foi confirmada

A CETESB confirmou a presença de chuva ácida na cidade de Cubatão na sexta-feira (23). Um vazamento de óxido de enxofre (SO2) da chaminé de uma fábrica acabou favorecendo a formação do trióxido de enxofre (SO3) que combinado com a água presente na atmosfera é capaz de gerar o ácido sulfúrico (H2SO4) que acaba provocando a chuva ácida.

A meteorologista Josélia Pegorim alerta para as condições tempo severo no litoral de São Paulo por causa da passagem da frente fria.

  Como será a chuva e a temperatura em fevereiro? Sem ZCAS e sem ZCIT Saiba como se proteger dos raios!