Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria e ZCIT provocam chuva forte no Nordeste

24/03/2015 às 16:15
por César Soares

O Nordeste brasileiro sofre a influência de dois sistemas ao longo da quarta-feira (25). A chuva do norte nordestino se deve a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que traz muitas instabilidades e favorece a ocorrência de temporais sobre o norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde já choveu bastante desde o início de semana exatamente com a presença desde sistema.

Áreas do centro-sul da Bahia também terão o espalhamento de nuvens carregadas devido a chegada de uma frente fria que avançou do Espírito Santo, como pode ser visto nas imagens do satélite meteorológico na tarde de terça-feira (23).

A Zona de Convergência Intertropical se forma com a confluência de ventos de Alísios de nordeste, que sopram do Hemisfério Norte, e dos Alísios de sudeste que sopram do Hemisfério Sul. Isso favorece a formação de grandes nuvens que são capazes de provocar temporal, uma vez que toda está área também tem o auxílio das altas temperaturas.

Exatamente por conta da presença de ambos os sistemas, ainda há a previsão de chuva forte na quarta-feira sobre áreas nordestinas. Na quinta-feira (26) a frente fria de afasta e a ZCIT começa a perder força. Ainda há a previsão de chuva, mas o sol já aparece com mais força. O meteorologista César Soares comentou um pouco mais sobre a Zona de Convergência Intertropical no Climatempo News. Confira!   Por que poucas frentes frias conseguem chegar a Pernambuco?