Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grandes volumes de chuva em Salvador

07/04/2015 às 21:26
por Josélia Pegorim

Atualizado às 9h15 do dia 08 de abril de 2015

A chuva chegou com forte intensidade para diversas áreas de Bahia, inclusive a capital Salvador teve volumes de 60mm acumulados entre as 21 h da terça-feira (07) e 9 h da quarta-feira (08).

 

Os volumes de chuva também foram altos em outras áreas da Bahia, o município de Amargosa registrou volumes de 110,6mm entre às 5h e 8h, segundo o INMET.

As previsões da Climatempo já informavam que a passagem deste sistema acarretaria em grandes volumes de chuva que seriam capazes de provocar transtornos para a população. A semana ainda será marcada por mais chuva.

Choque térmico e temporais A Bahia já sente as mudanças no tempo provocadas pela chegada de uma frente fria. O choque térmico do ar muito quente com o ar polar da frente fria estimulou a formação de nuvens muito carregadas que provocaram chuva forte, raios e ventania. Na imagem de satélite, as manchas arredondadas em tons de azul claro com núcleos vermelhos e às vezes também amarelo, representam aglomerados de nuvens do tipo cumulonimbus que provocam os temporais.

Em Abrolhos, no litoral sul da Bahia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento com até 86 km/h na manhã de 7 de abril. Em Luis Eduardo Magalhães choveu 60,6 mm em apenas 2 horas, entre 16h 19h da terça-feira, 7, de abril. O total em 24h, entre 20h do dia 6 e 20h do dia 7 foi de 89 mm. A média de chuva normal para todo o mês de abril no oeste da Bahia fica e torno de 100 mm. Em Guanambi choveu 48,8 mm entre 8h e 20h e região de Brumado também acumulou 48,8 mm entre meia-noite e 11 horas da manhã. Chuva forte nos próximos dias Esta frente fria avança mais sobre a Bahia e chega sobre a região de Salvador nesta quarta-feira. A influência da frente fria será sentida sobre a Bahia e outras áreas do Nordeste até pelo menos até a sexta-feira. Até lá, várias áreas de instabilidade crescem especialmente sobre a Bahia e podem provocar chuva forte e volumosa, com raios e ventania. A situação meteorológica é de alerta para muita chuva sobre Salvador nos próximos dias. A meteorologista Josélia Pegorim comenta o efeito desta frente fria sobre o Nordeste.     O que é uma frente fria? 10 coisas que você precisa saber sobre raios