Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria muda o tempo em São Paulo

23/04/2010 às 09:44
por Josélia Pegorim

> Uma grande quantidade de nuvens pode ser notada neste início de manhã,  por quase todo o Estado de São Paulo, inclusive na região da capital. Choveu na noite de ontem e na madrugada de hoje em algumas localidades próximas do Paraná e no sul do Estado. Esta mudança no tempo é provocada por uma frente fria que avança para o Estado. A sexta-feira amanheceu abafada e o dia segue com sensação de calor em todas as regiões paulistas. Porém, a medida que a frente fria avança sobre o Estado, as nuvens vão ficando mais carregadas e há previsão de pancadas de chuva e raios durante a tarde e noite de hoje. Há possibilidade de chuva em todas as áreas do Estado, podendo chover e ventar forte em alguns momentos, inclusive na Grande São Paulo. As rajadas de vento podem variar de 50 a 75 km/h. A menor possibilidade de chuva, por enquanto, é na divisa com Rio de Janeiro e com Minas Gerais. Esta frente fria vai provocar mais chuva amanhã. Além da chuva, os paulistas vão sentir a chegada de ventos frios polares que vão ajudar a diminuir muito a temperatura, em relação aos últimos dias. A capital paulista tem tido calor de 30C e no norte do Estado, os termômetros chegaram aos 35C na tarde de ontem e de quarta-feira. Não chove na cidade de São Paulo desde o dia 10 de abril. Mas neste dia, a chuva nem caiu em toda a cidade. Amanhã, a chuva deve acontecer de forma constante, em praticamente todo o Estado de São Paulo.
Apesar da expectativa de um sábado nublado e com chuva, para o domingo a tendência é de enfraquecimento da instabilidade. O sol deve reaparecer, entre muitas nuvens, mas ainda há condições para pancadas de chuva na capital, no litoral e em quase todo o interior. Não deve chover no norte do Estado.

Qualidade do ar vai melhorar

A chuva vem em boa hora para melhorar a qualidade do ar. Desde o início desta semana, a Cetesb vem registrando aumento da concentração de ozônio em todas as regiões paulistas. O ozônio é um elemento químico que existe normalmente no ar que respiramos. Porém, quando a quantidade deste elemento aumenta além dos padrões normais, prejudica a saúde. Um dos efeitos do excesso de ozônio é a ardência nos olhos e o aumento do cansaço. No início da semana, a Cetesb registrou má qualidade do ar em Cubatão, pelo excesso de ozônio. A qualidade do ar tem estado apenas regular na Grande São Paulo.

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/12
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06