Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria muda o tempo no Rio de Janeiro

04/07/2015 às 17:29
por Marcelo Pinheiro

Após uma manhã de sábado abafada, com temperatura de até 32 graus na zona oeste do Rio, a chegada de uma frente fria já mudou o tempo na cidade do Rio de Janeiro. Ainda durante a tarde, o sistema favoreceu o aumento da nebulosidade e a intensificação das rajadas de vento na capital fluminense. Entre 14h e 15h eram observadas rajadas de até 50 km/h no Forte de Copacabana, na zona sul carioca, de acordo com as medições do INMET. Ainda durante a noite de sábado e ao longo da madrugada de domingo há previsão de pancadas de chuva, devendo variar de moderada a forte intensidade que ainda podem vir acompanhadas de trovoadas isoladas e vento moderado a forte.

Ao longo do domingo a chuva começa a perder força, no entanto a entrada de uma nova massa de ar polar derruba as temperaturas e a sensação será de frio na maior parte do dia, ainda mais por conta da presença dos ventos frios e úmidos marítimos constantes.

Na segunda-feira a umidade começa a diminuir e o sol reaparece, deixando a temperatura mais agradável no período da tarde. Porém o dia ainda deve começar bastante frio, inclusive com possibilidade de recorde de madrugada mais fria do ano. A mínima prevista é de apenas 12 graus para o amanhecer. À tarde a temperatura deve atingir os 25 graus.

 

Mar agitado com ondas de até 2 metros no Rio

 

Os ventos fortes gerados por um ciclone extratropical que já se afastou pelo oceano, ao largo da costa sul da Argentina, forçaram o mar a subir no litoral fluminense. Neste domingo as ondas devem chegar a 2 metros em algumas praias da orla carioca e também no litoral sul fluminense e Região dos Lagos. Na segunda-feira o mar começa a baixar, mas ainda fica agitado.