Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria muda o tempo no Sul

25/03/2015 às 09:50
por César Soares

Após diversos dias com predomínio de sol  pouca nebulosidade, as instabilidades voltam a provocar chuva sobre a Campanha, Fronteira Oeste e sul gaúcho nesta quarta-feira (25). Isso se deve a passagem de uma frente fria que já favorece a chegada de mais umidade para o Estado do Rio Grande do Sul.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço de grandes nuvens entre a madrugada e a manhã já devido ao posicionamento da frente fria na costa gaúcha.

A partir da tarde todo o Estado do Rio Grande do Sul tem o risco de pancadas de chuva que podem vir com forte intensidade. Santa Catarina e Paraná ainda terão a presença de tempo firme e pouca nebulosidade, não há o risco de chuva.

Temporais e mais frio até o fim da semana

Na quinta-feira (26) a frente fria se posicionará entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná, onde vai aumentar o risco de chuva. As instabilidades ainda se espalham sobre o Rio Grande do Sul deixando o céu carregado de nuvens e provocando chuva principalmente em forma de garoa no centro-sul do Estado. Em Santa Catarina são esperados temporais que podem provocar alagamentos e inundações.

Com a maior nebulosidade, os raios solares encontram dificuldade para aquecer a atmosfera. A tendência é de queda da temperatura máxima principalmente sobre áreas do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná.

O ar polar também encontra facilidade para entrar no Sul do Brasil na sexta-feira (27). Dessa forma, o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina terão uma queda da temperatura mínima, ou seja, a madrugada e manhã será mais fria. A nebulosidade e a chuva predomina na maior parte da Região, há o risco de chuva forte principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Com a grande quantidade de nuvens no céu as temperatura máximas seguem mais baixas.

A presença do ciclone extratropical também vai favorecer uma maior agitação do mar ao longo dos próximos dias. Clique aqui e confira onde o mar ficará agitado e a condição do vento!