Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria no Rio antes da final!

03/07/2014 às 23:24
por Josélia Pegorim

A Copa 2014 está quase no fim. A final se aproxima! São Paulo fez a abertura e o Rio de Janeiro será o palco da final, com jogo no gramado do Maracanã. Esta situação é inesquecível para os brasileiros, pois foi em 16 de julho de 1950 que o Brasil perdeu o título de uma Copa para o Uruguai, no Maracanã, que estava sendo inaugurado.

Naquela época  não existia nem imagem de satélite para ajudar a fazer a previsão do tempo. Hoje, os meteorologistas contam não só com imagens de satélite com apenas meia hora de diferença entre uma e outra, como podem fazer com que os supercomputadores imitem o movimento da atmosfera e indiquem o tempo futuro, onde estarão as frentes frias, como estarão os ventos.

A possibilidade de passagem de frentes fria pelo Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de Futebol sempre existiu, pois nesta época podem vir as grandes massas polares que conseguem chegar com certa facilidade ao litoral do Rio de Janeiro.

Desde o início da copa, várias frentes frias passaram pelo Rio de Janeiro, mas em geral fracas, sem causar muita chuva e nem grande queda da temperatura.

As simulações atmosféricas dos últimos dois dias estão confirmando a presença de uma frente fria no Rio de Janeiro já no dia 8 de julho e que será reforçada até as vésperas da final deixando o Rio com muitas nuvens. Mas, a instabilidade deve enfraquecer antes do dia D. Vamos acompanhar!

Rio de Janeiro na final da Copa com sol e algumas nuvens, mas sem chuva!