Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria provoca grandes volumes de chuva

04/05/2015 às 08:58
por César Soares

Uma forte frente fria avança pelo Brasil desde o último fim de semana. Na segunda-feira (04) o sistema já se encontra em São Paulo onde provoca chuva constante já no período da manhã. Os volumes de chuva nas últimas 24 horas, especialmente entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.

O vento também se intensificou em diversas áreas. As rajadas se aproximaram dos 100 km/h em algumas áreas do Rio de Janeiro.

A frente fria se afasta da Região Sul, dessa forma o sol já volta a aparecer em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ainda chove na Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral norte gaúcho e litoral sul catarinense.

Nas áreas do Sul onde o sol já aparece, a temperatura segue um pouco mais baixa devido a presença do ar polar. Também não chove em áreas do sul de Mato Grosso do Sul.

O Estado de São Paulo terá uma segunda-feira com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento. Curtos períodos com sol são esperados, logo as temperaturas ficam um pouco mais baixas. Também há previsão de temporais no centro-sul fluminense, Zona da Mata, Triângulo e sul de Minas Gerais. Por enquanto o risco de chuva é pequeno na Grande Belo Horizonte apesar do aumento de nebulosidade. As demais áreas do Sudeste ainda terão muito sol e o risco de chuva é pequeno.

No Centro-Oeste muitas instabilidades ainda estão presentes e favorecem a ocorrência de chuva ao longo do dia.