Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria provoca temporais no RS

15/03/2014 às 05:25
por César Soares

Desde a tarde da última sexta-feira (14) uma frente fria avança pela Região Sul e organiza diversas nuvens carregadas. Fortes temporais já ocorreram na Fronteira Oeste, Campanha, sul e no Centro do Estado gaúcho. As áreas de instabilidade avançaram pelo oeste e ao longo deste sábado (15) se espalham para as demais áreas.

 A chuva ocorreu com forte intensidade em diversas cidades, tanto que alguns municípios chegaram a registrar valores acumulados de chuva superiores a 20mm em apenas uma hora, segundo registros das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Os valores acumulados de chuva se tornam ainda maiores quando somados nas últimas 24 horas. Destaque para Bagé que neste período conseguiu acumular 41% da média climatológica normal de Março.

Os radares meteorológicos também registraram a ocorrência de chuva forte em diversas áreas da Fronteira Oeste e da Campanha.

- Ainda chove forte no Rio Grande do Sul durante o fim de semana? Durante o sábado (15) a frente fria ainda persiste sobre a costa da Região Sul organizando nuvens carregadas sobre grande parte do Rio Grande do Sul. Somente na Região Metropolitana de Porto Alegre, no norte do Estado e na Serra que teremos alguns períodos de sol, mas sempre acompanhado de muitas nuvens. Nas demais áreas o tempo fica encoberto e há o risco de chuva em todas as áreas gaúchas. No domingo (16) a frente fria avança em direção ao oceano e as áreas de instabilidade sobre o Centro, Extremo Sul e Campanha perdem força, o sol já aparece pela manhã e chove a partir da tarde. Nas demais áreas há o risco de chuva já pela manhã.